Notícias
Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações - MNCTI
Inteligência Artificial e inovação foi tema de palestra nesta sexta (2)
Dentro da programação de palestras promovidas no Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), nesta sexta-feira (2), Nivio Ziviane, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), trouxe um painel sobre inovações com o uso da Inteligência Artificial.
O professor iniciou explicando o conceito de tecnologia de propósito geral, que são aquelas que rapidamente entram no nosso dia a dia, evoluem com o tempo e geram inovações complementares. “A Inteligência Artificial é a tecnologia de propósito geral do momento. É tão importante quanto a eletricidade e o motor à explosão. A IA dá capacidade aos computadores de aprender sem serem explicitamente ensinados, ou seja, a máquina aprende a partir de dados, experiência”, disse.
Ziviane também abordou a história da inteligência artificial desde a década de 40 até os conceitos atuais de machine learning (aprendizado de máquina), em que as máquinas entregam soluções a partir das informações com que interagem. Outros temas foram os algoritmos e as redes neurais artificiais, criadas nos anos 80, inspiradas no cérebro dos seres vivos.
O debate atual segundo o professor é o uso responsável da Inteligência Artificial e até que ponto decisões tomadas pela IA podem afetar os indivíduos. “Os indivíduos afetados por decisões algorítmicas tem direito à explicação, esse é um debate com a Lei Geral de Proteção aos Dados (LGPD) e na Europa ele já existe há alguns anos. Outro desafio é a responsabilização das decisões. E se a IA fizer uma previsão errada?”, disse.
Outro tema foi a startup Kunumi, criada em 2016 e que tem parceria com a UFMG, e cria soluções usando a IA. “Em 2016, a gente criou a Kunumi. Ela tem a UFMG como acionista. Ela tem faz a ponte entre negócios e o aprendizado de máquina e esse aprendizado de dados pode vir na área de arte, engenharia, finanças, materiais, saúde, seguros, entre outros. Um exemplo é um algoritmo que a gente usa em uma unidade de tratamento intensivo e pode servir para criar novos polímeros”, explicou.
Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações
O MNCTI foi instituído pelo decreto nº 10.497/2020, que atribui a coordenação do evento ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ao longo de outubro, o canal do YouTube do MCTI traz centenas de horas de conteúdo online para mobilizar e levar a ciência, tecnologia e inovações mais perto do dia a dia da população.
A cada dia, uma organização vinculada ao MCTI leva ao ar uma série de palestras, oficinas e conteúdos que podem ser acompanhados em www.youtube.com/ascommcti. Confira também a programação completa do Mês em www.snct.mcti.gov.br.