Notícias
Ministro do MCTI prestigia workshop de apresentação do F-39E Gripen
Foto: Isac Nóbrega/PR
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes esteve na noite dessa terça-feira (27), na base aérea de Brasília onde foi prestigiar o workshop de apresentação da aeronave multimissão F-39E Gripen. O evento realizado pelo Comando da Aeronáutica teve o objetivo de destacar os avanços tecnológicos envolvidos no projeto e o desenvolvimento conjunto com o parque industrial brasileiro por cooperação entre a fabricante sueca de aeronaves (Saab) e as empresas nacionais selecionadas como beneficiárias no programa de transferência de tecnologia (offset), entre elas a Embraer que também participou do workshop.
O evento contou com a presença de diversas autoridades dentre elas o presidente da República, Jair Bolsonaro, o vice-presidente, Hamilton Mourão, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, os ministros da Economia, Paulo Guedes, da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, da Justiça, André Mendonça, da Defesa, Fernando Azevedo, da Secretaria de Governo/PR, Luiz Eduardo Ramos, da Casa Civil, Walter Braga Netto, dentre outros.
No evento foi apresentado as capacidades da primeira unidade do F-39E Gripen, que chegou ao Brasil em setembro deste ano. Essa é uma unidade de testes equipada com instrumentos para a continuidade da campanha de ensaios, que teve início em agosto de 2019, na Suécia, e ocorre sob a coordenação da Saab. A previsão de entrega a Força Aérea Brasileira das primeiras aeronaves operacionais é no final de 2021.
Para o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, o F-39 Gripen, apresentado oficialmente na última sexta-feira (23), em Brasília (DF), representa a materialização do projeto que será a espinha dorsal da Aviação de Caça no Brasil. "O F-39E Gripen promove, na Força Aérea Brasileira, um significativo salto tecnológico para a aviação de caça, bem como representa um exemplo exitoso de desenvolvimento colaborativo baseado na transferência de tecnologia e fomento à Base Industrial de Defesa. Essa aeronave esta passando agora por uma série de testes no Brasil, envolvendo, ainda mais, as empresas e profissionais brasileiros. Temos a certeza de que os próximos passos do projeto serão proficuos e continuamos nos preparando para o recebimento das primeiras unidades operacionais”, ressaltou.
Também participam da apresentação os representantes da Saab, Jonas Hjelm, e da Embraer Jackson Schneider, além do presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major Brigadeiro do Al Valter Borges Malta, apresentando a versatilidade do F-39 Gripen e os aspectos relativos ao aprimoramento da capacidade operacional da Força Aérea Brasileira.
F-39 Gripen
Foto: Ivan Luís - ASCOM/MCTI
O caça sueco de múltiplo emprego F-39 Gripen é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo sob quaisquer condições meteorológicas. A FAB receberá 36 unidades da nova aeronave para atuar na defesa aérea do país. A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional. Em termos estratégicos, representa a possibilidade de entrada do Brasil como parceiro em um programa de alta tecnologia. Haverá reflexos duradouros para a indústria de defesa nacional, com foco na transferência de tecnologia para o país.
Com informações do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica