Notícias
Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações - MNCTI
Inteligência artificial aplicada ao espaço é tema de palestra do Inpe
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), promoveu na manhã dessa sexta-feira (9) palestra sobre inteligência artificial (IA) aplicada ao espaço, como programação relacionada ao Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), e em alusão à Semana Mundial do Espaço (datas que comemoram acontecimentos marcantes da era espacial).
A história da IA na computação aplicada ao espaço foi o tema da palestra ministrada pelo coordenador de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico do Inpe, Rafael Duarte Coelho dos Santos. Em sua apresentação, o coordenador ilustrou o célebre conceito de inteligência artificial definido pelo professor Andrew Moore: “Inteligência artificial é a ciência e a engenharia de fazer com que os computadores se comportem de maneiras que, até recentemente, pensávamos que necessitassem de inteligência humana”.
Na opinião de Rafael, IA quer dizer que “a gente pode fazer, a gente pode criar inteligência artificial”. Os computadores têm que parecer inteligentes, têm que se comportar dessa forma, sem precisar ser necessariamente inteligentes, o que se torna um desafio para os profissionais que desenvolvem esses sistemas. “Nós queremos comparar a inteligência artificial, de máquina, com inteligência humana – que sempre colocamos como nosso objetivo; queremos máquinas que se comportem como humanos”, destacou.
Outra citação abordada pelo coordenador do Inpe, é de Tom M. Mitchell sobre Machine Learning: “Aprendizado de máquina é o estudo de algoritmos que permitem que programas de computador sejam aprimorados automaticamente com a experiência”.
Rafael destacou que o aprendizado de máquina é um conjunto de dados e um algoritmo que possa aprender a processar esses dados e tirar uma conclusão. “Então, a gente está basicamente ensinando uma máquina; fazendo uma máquina aprender através de dados de entrada; ‘uma máquina no meio’; e dados de saída”, disse.
No Inpe, a computação aplicada ao espaço é de forma direta – “medir a Terra e o espaço” e “simular sistemas na Terra e no espaço”, algo proveniente da inteligência artificial.
“Nós medimos por satélites, sensores, antenas, registros, ‘curiosamente com entrevistas’, nós medimos olhando a internet, nós medimos muita coisa sobre a Terra e o espaço e de diversas formas”, explicou o coordenador Rafael Santos ao dizer que essa seria uma definição geral da missão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, no tocante à respectiva área de atuação.
Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações
O MNCTI foi instituído pelo decreto nº 10.497/2020, que atribui a coordenação do evento ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ao longo de outubro, o canal do YouTube do MCTI traz centenas de horas de conteúdo online para mobilizar e levar a ciência, tecnologia e inovações mais perto do dia a dia da população.
A cada dia, uma organização vinculada ao MCTI leva ao ar uma série de palestras, oficinas e conteúdos que podem ser acompanhados em www.youtube.com/ascommcti.
Confira também a programação completa do Mês em www.snct.mcti.gov.br.