Notícias
CTNBio/MCTI aprova três projetos de combate à Covid-19
A Comissão Técnica Nacional em Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) aprovou nessa quarta-feira (5) três projetos para o combate à Covid-19. O primeiro, do Instituto Butantan denominado “Estabelecimento de Plataforma de Resposta Rápida à produção de VLPs do SARS-Cov-2", busca um melhor entendimento do coronavírus e o desenvolvimento de maneiras de controlar sua propagação.
O segundo é o estudo clínico da Janssen Cilag Farmacêutica, “Vacina Recombinante Profilática de Covid‐19”. O projeto de pesquisa clínica está na fase três com testes em seres humanos.
O último projeto aprovado é da Fiocruz, “Desenvolvimento de Linhagem Celular expressando o Replicon de SARS-CoV-2", é referente a tecnologias para estudos com antivirais.
Novos Certificados de Biossegurança também foram concedidos para instituições que irão trabalhar com projetos destinados ao enfrentamento da Covid-19. Biolinker Biologia Sintética e Hospital e Maternidade Celso Pierro da Pontifícia Universidade Católica (PUC/Campinas).
A aprovação da CTNBio/MCTI é necessária porque, de acordo com a Lei de Biossegurança, cabe à Comissão, uma instância colegiada multidisciplinar integrante do MCTI, analisar os estudos com organismos geneticamente modificados (OGMs) no Brasil, sejam plantas, células humanas, animais ou micro-organismos.