3.4.1 Brasil: Cursos de Graduação Presenciais - Vagas oferecidas, candidatos inscritos, ingressantes, matrículas e concluintes, por dependência administrativa, 2000-2023
Recursos Humanos - Indicadores sobre o ensino de graduação
3.4.1 Brasil: Cursos de Graduação Presenciais - Vagas oferecidas, candidatos inscritos, ingressantes, matrículas e concluintes, por dependência administrativa, 2000-2023
Fonte(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sinopse Estatística do Ensino Superior- Graduação. MEC/Inep, Brasília: vários anos em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao (tabelas 4.2, 5.1 e 6.1 até 2020 e 7.2 a partir de 2021).
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência e Tecnologia (COICT) - CGDI/DGIT/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
3.4.1.a Brasil: Cursos de Graduação Presenciais - Total de matrículas e por dependência administrativa, 2000-2023
Fonte(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sinopse Estatística do Ensino Superior- Graduação. MEC/Inep, Brasília: vários anos em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao (tabelas 4.2, 5.1 e 6.1 até 2020 e 7.2 a partir de 2021).
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência e Tecnologia (COICT) - CGDI/DGIT/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
3.4.1.b Brasil: Cursos de Graduação Presenciais - Total de concluintes e por dependência administrativa, 2000-2023
Fonte(s): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Sinopse Estatística do Ensino Superior- Graduação. MEC/Inep, Brasília: vários anos em https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao (tabelas 4.2, 5.1 e 6.1 até 2020 e 7.2 a partir de 2021).
Elaboração: Coordenação de Indicadores de Ciência e Tecnologia (COICT) - CGDI/DGIT/SEXEC - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)
Nota específica
A metodologia utilizada para o cálculo dos Indicadores sobre o ensino de graduação está sinteticamente descrita no item correspondente de Metodologia e Conceitos.
Para o número de vagas oferecidas em vestibular, inscrições no vestibular, ingressantes pelo vestibular no ensino superior e matrículas e concluintes do ensino superior, segundo dependência e categoria administrativa utilizam-se os dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (MEC), em sua maioria disponíveis nas várias edições da Sinopse Estatística do Ensino Superior (Graduação).
As instituições de ensino superior (IES) incluem universidades, centros universitários, faculdades integradas, faculdades, escolas e institutos superiores e centros de educação tecnológica. As IES estão diferenciadas segundo sua dependência administrativa (pública ou privada) e as IES públicas segundo sua categoria administrativa (federal, estadual ou municipal). As IES privadas agrupam as instituições particulares, comunitárias, confessionais e filantrópicas.
Entre os indicadores apresentados, note-se que:
-
o número de inscrições no vestibular refere-se apenas à primeira opção de curso registrada no concurso vestibular;
-
o número de ingressantes considera os estudantes que foram aprovados no vestibular e se matricularam em curso de graduação; e
-
o número de matrículas refere-se àquelas registradas em 30 de abril de cada ano.
Observe-se que os indicadores sobre vagas oferecidas pelas IES, número de inscrições e número de ingressantes referem-se apenas aqueles que o fizeram por meio de concurso vestibular. Portanto, não estão contabilizados nesses indicadores os respectivos valores referentes a outros processos seletivos.