Notícias
ENTREGAS 2022
INMA/MCTI REPRODUZ EM CATIVEIRO AVE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO
A reprodução em cativeiro não é um processo simples. Outras tentativas já haviam ocorrido anteriormente. “Os mutuns constroem seus ninhos no alto de árvores, selecionando o local que consideram mais seguro. Em cativeiro a construção natural do ninho nem sempre é possível, mas, mesmo assim, os pares reprodutores estavam realizando postura dos ovos. Compreender as particularidades do comportamento sexual dessa ave e aprender as técnicas de manejo foram os maiores desafios”, explica a ornitóloga Flavia Chaves, pesquisadora do INMA.
O mutum alimenta-se de invertebrados, sementes e frutos. “Ao se alimentar de frutos, atua como dispersor de sementes, que podem gerar uma nova árvore. Além de sua importância intrínseca, o mutum contribui dessa maneira para a manutenção das florestas”, destaca a pesquisadora.
O mutum-do-sudeste ocorria em florestas de baixada e de tabuleiros na região entre a atual cidade do Rio de Janeiro e o sul da Bahia até as proximidades do Recôncavo, e também no leste de Minas Gerais. Nos últimos 100 anos, com o desmatamento, essas florestas de baixas altitudes foram muito reduzidas.