Notícias
ENTREGAS 2020
MCTI ENCERROU O ANO DE 2020 COM 213 PROJETOS DE P&D CONTRATADOS PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID 19
Foto: Leonardo Marques - ASCOM/MCTI
Para a viabilização dos compromissos assumidos pelo MCTI, no âmbito da pandemia, foram autorizados no primeiro semestre de 2020 créditos extraordinários para ações de “enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus”.
A justificativa para o crédito foi a necessidade de viabilizar prontamente o rápido desenvolvimento de soluções inovadoras e de baixo custo para “kits” de diagnósticos, novos projetos de respiradores mecânicos, e pesquisa e desenvolvimento de vacinas, como resposta tempestiva do Poder Público à pandemia. Além disso, destacou que a relevância da medida, por sua vez, deve-se à situação de pandemia que representa alto risco à saúde pública, dado o elevado potencial de contágio e o risco de morte, conforme vem se observando à nível nacional e internacional.
Do montante de recursos destinados ao MCTI, a maior parte foi creditado no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e está sendo executado via FINEP e CNPq. Entre as principais iniciativas destacam-se a publicação de oito (8) chamadas Publicas, sendo duas (2) via CNPq, seis (6) via Finep e mais de 30 encomendas que totalizaram 213 projetos de P&D contratados em 2020. Os projetos estão sendo desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT) e por Empresas, via subvenção econômica, cuja as linhas temáticas são: a) Equipamentos de proteção individual e seus sistemas; b)Pesquisa e desenvolvimento e inocação em teste de diagnóstico; c) Equipamentos UTI, d) Medicamentos; e) Sequenciamento do genoma do vírus circulante; f) vacinas e respectivos testes pré-clínicos, entre outros.