COMPETÊNCIAS
O Agente Transformador para Ciência deve ter a capacidade de planejar, executar e articular as políticas para implementação de ações voltadas ao Ensino da Ciência, Tecnologia e Inovação e criar uma articulação e mobilização na cidade em torno do desenvolvimento da ciência.
A capacidade de planejar estrategicamente, interagir com as lideranças, ter capacidade de negociação e ponderação deve acompanhar um conhecimento básico e crescente sobre desenvolvimento de projetos, suas práticas e princípios, e o desenvolvimento de competências específicas como planejamento estratégico, técnicas para moderação de grupos, elaboração e gestão de projetos, articulação, captação de recursos. Toda metodologia e conhecimento específicos será oferecido pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com o CNPq e demais vinculadas.
O MCTI por meio da Escola Nacional de Administração Pública - Enap estará capacitado os ATCs para desempenharem com excelência suas atribuições. Toda capacitação será realizada virtualmente, dentro da plataforma educacional da ENAP, e a certificação ocorrerá presencialmente em Brasília-DF.