CVI-MCTI | Cadeia de Valor Integrada da Rede MCTI
A Cadeia de Valor Integrada da Rede do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CVI-MCTI) representa graficamente o conjunto dos principais macroprocessos e processos desenvolvidos pela Rede MCTI, declara o valor público que se entrega à sociedade, possibilita identificar os serviços e processos prioritários para inovação e transformação, além de ser um referencial estratégico organizacional.
A Rede MCTI é composta por todas as unidades da administração direta e indireta do Ministério, ou seja, a administração central, as unidades de pesquisa e as entidades vinculadas, conforme disposto no art. 2º, Anexo II, do Decreto nº 11.493 de 17 de abril de 2023.
VALOR PÚBLICO MCTI
- Elevar a qualidade, produtividade e competitividade internacional; e
- Fornecer benefícios sociais e ambientais.
CVI-MCTI | MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS
1. MACROPROCESSO: PROMOÇÃO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO PAÍS
É entendido como a conjunção de processos promotores da atenção a CT&I, que vão desde protocolos de cooperação internacionais e nacionais, a estruturação de estratégicas nacionais, passando por normativos que elencam temas prioritários para o país, a ações de divulgação e disseminação científica, de difusão tecnológica, bem como eventos e publicações que visem o estímulo da cultura científica e de inovação, e atividades de extensão tecnológica.
2. MACROPROCESSO: FOMENTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO PAÍS
Corresponde conceitualmente às políticas, programas, projetos e iniciativas focados no financiamento e suporte econômico das atividades de CT&I de instituições científicas e tecnológicas e empresas. Seus instrumentos mais comuns são de regulação como a definição de percentuais mínimos de aplicação de recursos; contrapartidas; aportes de recursos não reembolsáveis; subvenção econômica; créditos reembolsáveis; investimento; incentivos fiscais ou renúncia de receitas, entre outros arranjos econômicos.
3. MACROPROCESSO: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Refere-se a investigação metodológica estruturada que produz conhecimento científico, resultando em habilidades, procedimentos e artefatos. Da aplicação do conhecimento são desenvolvidos sistemas e soluções consubstanciados em novos produtos, serviços ou processos derivando em avanços. Os principais meios para atingimento dos resultados são: a pesquisa básica e aplicada, a estruturação da informação, o desenvolvimento tecnológico, os serviços tecnológicos, a parametrização dos limites de segurança, a propriedade intelectual e a inovação.