Notícias
NORTE CONECTADO
Infovia 02 recebe licença prévia do Ibama e aguarda licença de instalação para iniciar obras
Foto: João Alberto Pedrini/MCom
O Ministério das Comunicações está aguardando o licenciamento definitivo para iniciar a operação da Infovia 02, que vai levar tráfego de dados de alta velocidade a 12 municípios do interior do Amazonas. Na semana passada, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) expediu a licença prévia, que é o primeiro passo para autorizar o início dos trabalhos.
A Infovia interligará, por meio de cabos de fibra ótica lançados pelos rios amazônicos, os municípios de Atalaia do Norte, Santo Antônio do Içá, Alvarães, Jutaí, São Paulo de Olivença, Uarini, Fonte Boa, Tonantins, Amaturá, Benjamin Constant, Tabatinga e Tefé, além de Belém do Solimões, onde vivem cerca de 12 mil indígenas e ribeirinhos, distribuídos em cerca de 30 aldeias.
Serão lançados, no total, 1,1 mil km de cabos de fibra ótica, beneficiando 370 mil pessoas nas 12 cidades amazonenses. A princípio, serão conectadas 85 escolas, 12 unidades de saúde, 12 prefeituras, quatro pontos de defesa, sete centros de pesquisa e 22 pontos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ),
O investimento é de R$ 268 milhões.
Norte Conectado
A Infovia 02 integra o programa Norte Conectado, que tem como finalidade expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica, por meio da implantação de 12 mil km de cabos de fibra ótica submersos em rios, melhorando a conectividade nas áreas da educação, saúde, pesquisa, defesa e Judiciário.
O investimento no Norte Conectado é de R$ 1,3 bilhão, com 10 milhões de pessoas beneficiadas e 59 municípios atendidos no Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. No total, a implantação da rede pelos rios do programa vai preservar 68 milhões de árvores.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628