Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações leva Carreta Digital para inclusão e capacitação profissional no Rio Grande do Sul

Foto:Divulação
O Rio Grande do Sul é o novo destino do programa Carreta Digital, do Ministério das Comunicações. O projeto é uma iniciativa de capacitação itinerante voltada para estudantes de baixa renda, executado pela Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).
A aula inaugural aconteceu nesta segunda-feira (10), na Escola Municipal de Ensino Fundamental David Canabarro, localizada em Canoas. O ambiente imersivo da carreta despertou a curiosidade dos estudantes no contato com as tecnologias.
“O projeto vai levar inclusão às escolas públicas e integrar crianças e adolescentes ao universo dos meios digitais, além de desenvolver suas habilidades tecnológicas”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
As turmas vão aprender robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer) e manutenção de celulares. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odette Yolanda também será contemplada.
A cidade de Canoas foi escolhida por ter sido uma das mais atingidas pelas enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, há quase um ano. O projeto deverá capacitar aproximadamente três mil alunos no município.
O coordenador regional do projeto da RBCIP, Alexandre Siqueira, explica que a disponibilização dos espaços de aprendizagem em veículos permite a otimização do tempo dos estudantes, com a redução das despesas de transporte, contribuindo de maneira adequada à inclusão dos jovens na educação tecnológica.
“O projeto possibilita a vivência das tecnologias e a prática de atividades importantes no cotidiano das pessoas. Haverá o aumento do número de jovens conectados no mercado de trabalho e eles também poderão apoiar as suas famílias nas novas tecnologias. Vale destacar que este projeto tem grande potencial de se transformar em política pública, após as avaliações de impacto feitas por especialistas em políticas públicas e educação, com o objetivo de mensurar os resultados no desempenho escolar, inserção no mercado de trabalho e a inclusão digital", afirma Alexandre
Sobre o programa
As aulas do Carreta Digital começaram em setembro de 2024, no Distrito Federal, atendendo a sete escolas. Alunos dos estados de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina também já participam do projeto. Nesta primeira etapa, a iniciativa vai beneficiar, também, o estado de Roraima.
A Carreta Digital tem o objetivo de certificar 15 mil alunos nesta primeira etapa.