Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
CANADÁ
Foto: Kayo Sousa/MCom
O Ministério das Comunicações iniciou, na manhã desta quarta-feira (19), uma série de compromissos no Canadá. Em Montreal, o ministro Juscelino Filho se reuniu com executivos da Telesat e da MDA Space para discutir o desenvolvimento da constelação de satélites de baixa órbita voltada ao atendimento corporativo.
Durante o encontro, o ministro Juscelino Filho e o CEO da Telesat, Daniel Goldberg, acordaram em iniciar tratativas para assinar um memorando de entendimento envolvendo os governos canadense e brasileiro para desenvolver uma cooperação técnica ampliada e transferência de tecnologia entre a Telebras, Visiona e Telesat.
"O Brasil tem avançado na ampliação do acesso à conectividade, especialmente em áreas remotas e carentes de infraestrutura digital. A tecnologia de satélites de baixa órbita representa uma oportunidade estratégica para levar internet de alta velocidade a mais brasileiros, reduzindo desigualdades e impulsionando o desenvolvimento. Nossa agenda no Canadá reforça o compromisso do Ministério das Comunicações em buscar parcerias inovadoras e cooperação técnica para fortalecer a inclusão digital no país", disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A Telesat atua há 55 anos com satélites geoestacionários e, no ano passado, iniciou os testes para sua constelação de satélites de baixa órbita, denominada Telesat Lightspeed. A MDA é uma empresa canadense líder em tecnologia espacial, responsável pelo desenvolvimento e fabricação de satélites, componentes espaciais e sistemas de comunicação por satélite. A companhia foi escolhida como fabricante da constelação.
Esse tipo de constelação proporcionará maior velocidade de rede e estabilidade do sinal de internet. Segundo a Telesat, serão 198 satélites em órbita a 1,3 mil quilômetros de altitude em até dois anos, com um investimento já assegurado de US$ 3,8 bilhões. A expectativa é que o uso comercial tenha início em 2027.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628