Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Foto: Shizuo Alves/MCom
O Ministério das Comunicações realizou, nesta sexta-feira (21), a doação de 30 computadores a associações que atendem o público feminino em São Paulo (SP). A entrega foi feita pela ministra em exercício, Sônia Faustino, em alusão ao Mês das Mulheres e faz parte do programa Computadores para Inclusão, que destina máquinas que não seriam mais utilizadas em órgãos públicos para pontos de inclusão social em todo o Brasil.
Durante a cerimônia, Sônia Faustino destacou o impacto da iniciativa na transformação social das mulheres. "Nós, mulheres, temos múltiplas jornadas – somos mães, esposas, profissionais e donas de casa. Quero agradecer a todas vocês presentes por abraçarem essa iniciativa. Que essa entrega seja mais um passo para mudarmos a história de muitas outras mulheres e contribuirmos para transformar o mundo ao nosso redor", afirmou a ministra.
Ela também reforçou o compromisso da Pasta com a inclusão digital. "O Ministério das Comunicações não vai deixar ninguém para trás. O computador permite acessar outros programas do governo, promovendo a inclusão social por meio da inclusão digital", complementou.
Os novos pontos de inclusão digital em São Paulo são a Casa do Catador, a Coopamare, o Instituto Popular Paulo Freire Paulista e a Associação Comunitária Sócio-Cultural Cisarte. Nesta última, a ministra realizou uma visita técnica para a entrega de parte dos computadores doados.
"O Cisarte trabalha de forma participativa e multidisciplinar com a população em situação de rua. Receber esses computadores é garantir dignidade e cidadania a essas pessoas. A comunicação proporcionada é fundamental para a integração familiar, o aprendizado e a inclusão digital", disse Darcy Costa, diretor-presidente da Cisarte.
Ainda em São Paulo, a cerimônia de entrega dos demais computadores foi realizada na sede do Instituto Nova Ágora de Cidadania (INAC), CRC responsável pela doação em parceria com o MCom.
"Na Casa do Catador, trabalhamos com todos os tipos de pessoas. Agradeço esse incentivo à tecnologia por meio da doação dos computadores, que possibilita incluir os cooperados novamente na sociedade", destacou Fernanda Tavares, presidente da Casa do Catador.
A chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MCom, Ludymilla Chagas, também acompanhou a entrega. "Queremos garantir que esses computadores sejam um passo a mais no que acreditamos ser uma verdadeira transformação digital", afirmou.
"Para se transformar digitalmente, é necessário atender às necessidades e demandas populares com direitos sociais. Para o MCom, o computador é uma ferramenta que fortalece a luta da sociedade civil por inclusão e oportunidades", finalizou.
O programa Computadores para Inclusão já doou 57 mil equipamentos para 4,5 mil pontos de inclusão digital em 1 mil municípios. Além disso, foram oferecidos mais de 230 cursos nos atuais 26 CRCs, capacitando mais de 51 mil alunos para a era digital.
Confira aqui as fotos do evento.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628