Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Em Mato Grosso do Sul, Carreta Digital forma jovens indígenas e quilombolas em curso de manutenção de celular
Foto: Matheus Carvalho/Divulgação/SEC
Alunos quilombolas e indígenas do Instituto Mirim em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul se formaram na última segunda-feira (24) no curso de manutenção de celulares. As aulas acontecem através da Carreta Digital. O programa é uma parceria entre o Ministério das Comunicações e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP).
“Hoje, jovens podem empreender através dos cursos de inclusão e capacitação oferecidos pela Carreta Digital. Nossa meta é formar 15 mil nessa primeira etapa. Além do currículo, esses alunos podem conquistar uma renda com o aprendizado na prática”, destacou Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
Luiz Henrique, professor do curso, compartilhou sua experiência de ensinar para os 20 formandos das comunidades indígenas e quilombolas, destacando a inteligência e a força de vontade dos jovens.
“Os alunos são muito esforçados e inteligentes, é uma grande oportunidade para eles terem acesso ao mercado de trabalho. Com nossos cursos, especialmente o de manutenção de celulares, que tem um mercado bem amplo hoje em dia”, afirmou.
Formado pelo curso, Kauhê Bezerra elogia a qualidade de ensino do Carreta Digital, ressaltando como os professores foram prestativos e auxiliaram os alunos durante todo o processo de aprendizado.
“Os professores são ótimos. Cada pergunta ou dúvida eles conseguiram resolver tranquilamente”, destacou o aluno.
O estudante graduado, vê no conhecimento adquirido no programa uma oportunidade de expandir o aprendizado dos jovens na área de tecnologia e uma chance de entrar no mercado de trabalho.
“Eu recomendo o curso para todos os jovens que estão procurando uma profissão e querem ingressar no mercado de trabalho, além de aprender mais sobre o uso de seus celulares”, complementa Kauhê.
Sobre a carreta
A Carreta Digital tem o objetivo de certificar 15 mil alunos no Rio Grande do Sul, Roraima, Maranhão, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul.
Ela vai promover a inclusão e a capacitação profissional itinerante de estudantes e proporcionar habilidades e oportunidades para um futuro melhor para os jovens através das tecnologias.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628