Notícias
BRICS
Conectividade universal e ecossistema digital serão temas do Grupo de Trabalho do BRICS sobre TICs

Foto: Peter Neylon/MCom
Nesta sexta-feira (7), foi realizada a primeira reunião técnica do Grupo de Trabalho do BRICS sobre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O encontro entre Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã ocorreu de forma online.
O Ministério das Comunicações apresentou aos demais países os temas prioritários a serem tratados pelo GT. São eles: conectividade universal e significativa, sustentabilidade espacial e ambiental, e ecossistema digital. Todos os países presentes na reunião chancelaram a escolha brasileira.
As próximas reuniões técnicas estão agendadas para os dias 3 de abril e 6, 29 e 30 de maio, com as duas últimas ocorrendo presencialmente em Brasília, antes da reunião ministerial marcada para o dia 2 de junho, no Itamaraty.
A delegação brasileira conta com técnicos dos ministérios das Comunicações e das Relações Exteriores, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), além de organizações parceiras, como a União Internacional de Telecomunicações (UIT) e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).
Após o encontro inicial, o Coordenador-Geral de Políticas Públicas para Serviços de Telecomunicações do MCom, William Zambelli, junto do Chefe da Divisão de Temas Digitais do Itamaraty, Marcelo Martinez, e os assessores internacionais da Anatel, Alexandre Moraes e Ronaldo Moura Filho, concederam uma coletiva de imprensa na sede do BRICS, em Brasília.
“O GT de TICs tem o objetivo de unir esforços de forma multilateral para superarmos os desafios globais e buscarmos consensos acerca dos temas prioritários definidos pelo Grupo” disse Zambelli.
VEJA QUAIS SÃO OS TEMAS PRIORITÁRIOS DO GRUPO DE TRABALHO SOBRE TICS
CONECTIVIDADE UNIVERSAL E SIGNIFICATIVA
Com base nos indicadores e métricas estabelecidos na declaração ministerial do Grupo de Trabalho do G20 sobre Economia Digital, será feito um mapeamento de como está sendo implementada a conectividade universal e significativa pelos países do GT de TICs.
SUSTENTABILIDADE ESPACIAL
Será entregue, ao final dos estudos do Grupo de Trabalho, um documento consensual sobre as discussões que estão sendo realizadas no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT). O relatório irá apresentar as contribuições e decisões dos países do BRICS sobre a sustentabilidade espacial, incluindo a questão da constelação de satélites não geoestacionários de baixa e média órbita.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
Será realizado, no dia 2 de abril, um seminário intitulado “Green Digital Action” no qual os países membros do GT apresentarão iniciativas nas quais as TICs contribuem para a sustentabilidade ambiental, como os serviços de telecomunicações de emergência, eficiência energética, economia circular, entre outros.
ECOSSISTEMA DIGITAL
Com o objetivo de mapear a governança do ecossistema digital nos países participantes do Grupo, a Presidência brasileira enviará um questionário aos membros do BRICS para coletar informações que subsidiarão a elaboração de uma pesquisa sobre como cada país está se organizando internamente para tratar de TICs.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628