Notícias
FUST
Ministério das Comunicações ressalta investimentos do Fust para inclusão digital no país
FOTO: Eduardo Takafashi/MCom
O Ministério das Comunicações participou nesta quarta-feira (9) do segundo dia do Futurecom, em São Paulo (SP). O evento, um dos mais importantes sobre conectividade, inovação e tecnologia na América Latina, reúne empresários e profissionais do setor de telecomunicações e mercado financeiro.
O secretário das Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius, participou, no palco principal, da abertura do segundo dia do congresso e o tema foi a aplicação dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), gerido pelo Ministério das Comunicações, e que tem por objetivo estimular o processo de inclusão digital no Brasil.
“Nos últimos 2 anos, o Ministério das Comunicações liberou R$ 2,2 bilhões depositados junto ao BNDES para o desafio de conectar o máximo de brasileiros ainda sem acesso à internet de qualidade. Destravamos as modalidades de aplicação dos recursos e ampliamos o uso do Fust, uma delas para as situações emergenciais e de calamidade, outra é a oportunidade de conexão de Unidades Básicas de Saúde (UBS) cujos projetos já podem ser apresentados por provedores interessados, investimento em data centers e internet de qualidade para as rodovias federais”, disse Hermano Tercius.
De acordo com o secretário, o Fust passou por um processo de redemocratização, com autorizações para que novos agentes financeiros possam operar os recursos.
O Futurecom debate entre os dias 8, 9 e 10 de outubro assuntos relevantes para o setor de telecomunicações, como os desafios da conectividade significativa, cibersegurança, inovações tecnológicas aplicadas na indústria, saúde, agronegócio, cidades inteligentes e políticas públicas.
Mais de 30 mil profissionais estarão reunidos. A expectativa é levar mais de 250 marcas expositoras e 800 palestrantes. O ministro Juscelino Filho, participou do primeiro dia do evento e reforçou metas para conectar uma parte da população ainda sem acesso à internet.
“Nós vivemos hoje num país que é tido como um país conectado, mas ainda existem pouco mais de 10 milhões de brasileiros que não têm acesso à internet. A gente precisa fazer políticas públicas chegarem a essas localidades e assim levar mais conectividade e inclusão digital. Com isso, vão chegar todos serviços agregados na educação, na saúde e nas cidades conectadas que nós desejamos para os brasileiros”, disse Juscelino Filho na abertura do congresso, no primeiro dia de debates, nesta terça-feira (8).
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628