Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações apresenta políticas públicas de inclusão digital no Amapá durante Webinar das Cidades Digitais
Foto: Divulgação
O Ministério das Comunicações participou nesta semana do Webinar das Cidades Digitais do Amapá. O Governo e as prefeituras do estado também estiveram presentes no compartilhamento de ideias e políticas públicas voltadas para a inovações tecnológicas para o serviço público e inclusão digital da população. O encontro foi promovido pela Rede Cidade Digital (RCD).
O Norte Conectado, um dos programas mais relevantes da pasta, foi citado como projeto importante para criar uma extensa rede de comunicação na Amazônia e permitir acesso à internet de qualidade para toda população do Norte, incluindo o Amapá. O coordenador-geral de Estudos e Conectividade da pasta, Thyago Braun, falou sobre a iniciativa do Governo Federal, executada pelo Ministério das Comunicações.
“Esse projeto contempla a instalação de 12 mil quilômetros de fibra óptica submersos nos leitos dos rios da Amazônia. A estratégia evita o desmatamento e a perturbação do habitat natural. Cada cidade beneficiada pelo Norte Conectado receberá uma rede metropolitana, o que poderá garantir o acesso à internet de alta qualidade aos hospitais, escolas e prédios da administração pública. Significa um salto qualitativo na oferta de serviços essenciais para a população”, destacou Braun.
Além do Norte Conectado, o Ministério das Comunicações também leva para a região a Blitz da Telefonia Móvel, que verifica a qualidade dos sinais dos operadores nos bairros de cada capital do país. Thyago Braun também apresentou os programas Wi-Fi Brasil, Computadores para Inclusão e o Projeto Piloto Luminárias Inteligentes 5G.
Desde o início da pandemia da Covid -19, o WebinarRCD tem mostrado, de norte a sul do país, como as administrações municipais têm avançado na implementação de governos digitais com eficiência e eficácia. Mais de 2,5 mil prefeituras, em 25 Estados, já participaram do evento nos quatro anos da iniciativa. Nesta edição, um dos focos foi a importância de digitalizar o serviço público pela ótica da eficiência para reduzir custos aos governos e dar celeridade aos serviços prestados à população.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628