Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações apresenta Escolas Conectadas em evento na Espanha
Foto: Divulgação
O Ministério das Comunicações participou nesta terça-feira (5), na Espanha, do Programa de Intercâmbio de Tecnologia Governamental (GTEP). O evento reúne líderes governamentais para compartilhamento de soluções para alcançar a conectividade escolar universal e conectar todas as crianças à informação, oportunidade e escolha.
Em sua apresentação, o diretor do Departamento de Investimento e Inovação da pasta, David Penha, destacou o programa Escolas Conectadas cuja meta é levar acesso de qualidade à internet para 138 mil unidades escolares.
Além dos requisitos de conectividade para as escolas, David Pena detalhou de que forma o projeto será custeado. O representante da pasta endossou o que já vem sendo exaltado pelo ministro Juscelino Filho em relação ao eixo da inclusão digital, incluído no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Grande fonte de recurso para alcance da meta de conectar todas as escolas do Brasil vem do PAC.
Para levar internet às escolas públicas brasileiras, David Pena explicou que o Ministério das Comunicações, conta também com recursos do Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust), destravado durante a atual gestão, por meio da modalidade de Renúncia Fiscal, para conectar, em entre 2024 e 2026, mais de 15 mil escolas.
O 2º programa de Intercâmbio de Tecnologia Governamental acontece entre os dias 5 e 8 de novembro, no Centro Tecnológico Giga em Barcelona. Líderes governamentais e setores privados de telecomunicações de cinco países da América Latina e do Caribe se concentram em uma parte essencial de suas agendas educacionais: conectar suas escolas à internet e promover o avanço digital e aprendizagem para crianças e jovens.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628