Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Blitz do Ministério das Comunicações e Anatel testa sinal de operadoras de celular em Aracaju
Fotos: Layo Stambassi/MCom
O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, participou nesta quinta-feira (21) da Blitz da Telefonia Móvel na praça Fausto Cardoso, na região central de Aracaju (SE). A ação testa a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras de telefonia móvel, como velocidade e a cobertura de sinal na capital e nos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros, na região metropolitana.
“Nossa meta desde o início do ano foi conseguir fazer todas as 27 capitais do Brasil. Acredito que vamos sim conseguir cumprir nossa meta. Agora, só faltam duas [capitais], Boa Vista no estado de Roraima e Porto Velho em Rondônia", disse Hermano Tercius.
O ponto vistoriado nesta quinta faz parte de um total de 20 locais em todas as regiões que vão passar pelos testes. Esta ação vai beneficiar mais de 930 mil pessoas atendidas pela telefonia móvel na capital e nas três cidades da região metropolitana.
Os testes serão realizados até sexta-feira (22) nos locais definidos pela Anatel e pelo Ministérios das Comunicações. Após as vistorias, a Anatel produzirá um relatório que será enviado ao Ministério das Comunicações e, posteriormente, às operadoras. Elas terão seis meses para corrigir as falhas que forem encontradas.
A Blitz da Telefonia Móvel foi instituída no ano passado por causa dos crescentes relatos de problemas no serviço prestado em diversas cidades do Brasil. A iniciativa técnica, conjunta com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), utiliza equipamentos para avaliar a qualidade do sinal das operadoras, com o objetivo de elevar os padrões de serviço.
Os pontos da Blitz, mapeados para o teste foram: a Praça de Eventos da Orla de Atalaia, Parque da Sementeira, Passarela do Caranguejo, Praia da Aruana, Aeroporto, Estádio Batistão, Feira do Augusto Franco Teatro Tobias Barreto, Ceasa, Centro Administrativo, Alameda Mall, Parque da Cidade, Hospital Universitário, Lamarão, Centenário, Praça Fausto Cardoso, Praça Atalaia, Praça de Eventos São Cristóvão, Universidade Federal de Sergipe e Shopping Prêmio, entre outros.
Aracaju é a 25° capital fiscalizada pela Blitz da Telefonia Móvel. Antes, o Ministério das Comunicações e a Anatel estiveram em: São Luís (MA), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI), Timon (MA), Curitiba (PR), Vitória (ES), Goiânia (GO), Manaus (AM), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC), Rio Branco (AC), Porto Alegre (RS) e Palmas (TO).
A iniciativa faz parte do programa ConectaBR, que tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, passando de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.
Galeria
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628