Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Alunos de escolas públicas de Minas Gerais celebram chegada de computadores doados pelo Ministério das Comunicações
Foto: Divulgação
O Ministério das Comunicações fez doações de 40 computadores para a criação de dois laboratórios de informática nas escolas municipais Professora Brithes Mesquita, localizada na cidade de Rio Pardo, e Maria Geralda Ruas, em Varzelândia, ambas no estado de Minas Gerais. São mais de 1,2 mil crianças beneficiadas com o programa Computadores para Inclusão da pasta.
“Esta é uma ação que nos enche de felicidade, pois podemos ver claramente a diferença que esses equipamentos fazem para a inclusão digital desses estudantes. É uma janela de oportunidades que se abre, um despertar para coisas novas e um salto de qualidade para a escola. Nosso objetivo é ter todas as escolas públicas do país conectadas”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
A chegada das máquinas foi muito celebrada pelas crianças. A maioria disse ter vontade de pesquisar mais as disciplinas de português e matemática. A diretora da escola Brithes Mesquita, Eliane Evangelista Sá, falou da importância dos computadores para o aprendizado e rotina dos alunos.
“Com a chegada dos computadores na escola, trouxe muitos benefícios como: facilidade ao acesso a conteúdo, favorecendo o ensino aprendizagem, aumentou o envolvimento dos estudantes, desenvolvimento em algumas habilidades e, por último, uma alegria muito grande, pois muitos não têm computadores em casa”, contou Eliane.
Na Escola Municipal Maria Geralda Ruas, a diretora Vilma Ferreira Borges conta que os computadores doados integraram ainda mais a relação professor-aluno. Uma festa está programada para o próximo sábado, para comemorar a chegada das máquinas.
“Aumentou a proximidade entre alunos e professores, incentivando o desenvolvimento da autoconfiança, afetividade, autonomia e socialização. Temos a sala de recursos que foi inaugurada no último dia 23, a escola é municipal, precisa de parceria, somos muito gratos e esses computadores vão atender todo o município”, explicou Vilma.
As entregas do Ministério das Comunicações foram em parceria com o Instituto Brasileiros Amigos da Vida (IBAV), que administra um dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) do programa. “A oportunidade de levar computadores para áreas tão carentes, especialmente no que diz respeito ao acesso tecnológico, é extremamente gratificante. É uma alegria ver tantas escolas sendo beneficiadas por esse projeto”, afirmou Francisco Araújo, diretor do CRC-IBAV.