Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Ministério das Comunicações leva ações de conectividade para Belém
(Foto: Kayo Sousa/MCom)
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, foi a Belém (PA) nesta segunda-feira (11) para acompanhar ações de conectividade e de inclusão digital. De manhã, ele deu início a Infovia 03, que vai conectar a capital paraense a Macapá (AP) com internet de alta velocidade. Em seguida, ele participou da medição do primeiro ponto da Blitz da Telefonia Móvel na cidade, da doação de 1 mil computadores para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs) e da formatura de 829 alunos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC).
“Belém vai sediar a COP 30 (Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) e o Ministério das Comunicações está dedicado a melhorar a infraestrutura de telecomunicações em toda a região, exigindo sinal de qualidade nas redes 5G e 4G. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) tem 30 dias para preparar um relatório com os problemas de sinal que forem identificados e as operadoras vão ter seis meses para adotar as medidas necessárias para se ajustarem”, disse Juscelino.
Também participaram dos eventos os ministros das Cidades, Jader Barbalho Filho; do Turismo, Celso Sabino; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; o governador do Pará, Helder Barbalho; além do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius.
A Blitz da Telefonia Móvel, uma parceria do Ministério das Comunicações com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), avalia problemas de conectividade nas cidades, em especial nas chamadas regiões de “sombra”, checando a qualidade do sinal e taxa de download das faixas 4G e 5G. A ação do Ministério das Comunicações vai beneficiar quase dois milhões de pessoas.
Ao todo, serão feitas medições em 28 pontos até a próxima quarta-feira (13). Também vão receber a fiscalização os municípios de Ananindeua e Marituba, na região metropolitana. Os locais em que serão testados durante a Blitz foram definidos em conjunto entre o Ministério das Comunicações e a Anatel.
O primeiro ponto fiscalizado foi em frente ao prédio histórico Solar da Beira, no Complexo Ver-o-Peso. Esta é a quarta edição da ação. A ação já passou por Cuiabá (MT), São Luís (MA) e João Pessoa (PB). A meta do Ministério das Comunicações é de que todas as capitais recebam a iniciativa até o final deste ano.
Blitz
O sinal é medido por técnicos da Anatel. A partir das informações, é elaborado um relatório que é enviado para as operadoras, que têm até seis meses para sanar os problemas encontrados. A Blitz é uma resposta do Ministério das Comunicações aos problemas na telefonia móvel relatados em todo o país e faz parte do Programa Nacional de Melhoria da Cobertura e da Qualidade da Banda Larga Móvel, o ConectaBR. Os locais foram escolhidos tendo como base as reclamações feitas pela população dos municípios.
O ConectaBR também tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, que passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.
Inclusão digital
O Ministério das Comunicações também doou mais 1 mil computadores para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs), como parte do programa Computadores para Inclusão. O Ministério certificou ainda 829 alunos capacitados em cursos oferecidos pelo CRC de Belém, marcando um avanço significativo na inclusão digital dessas pessoas. A cerimônia realizada nesta segunda-feira destacou o compromisso do Governo Federal em ampliar o acesso à tecnologia e promover habilidades digitais.
“Todos nós sabemos que hoje o mundo digital está cada vez mais presente na vida de todos. Mas quando a gente olha os números vemos que ainda tem milhões de brasileiros na escuridão digital. Eles estão sem acesso à comunicação, à internet, a conhecimento, a oportunidades que a conexão pode trazer para cada localidade. É justamente o combate a este problema que norteia as políticas do Ministérios da Comunicações”, afirmou Juscelino.
Além da ação de hoje, o CRC de Belém já doou outros 1 mil computadores para instituições sociais, criando 70 PIDs em 12 municípios. O programa Computadores para Inclusão já inaugurou 21 CRCs em todo o país, com planos de expansão para mais três unidades em Sergipe, Bahia, Acre e Paraná até o final de 2024. Mais de 145 cursos foram oferecidos, capacitando mais de 33 mil alunos para a era digital. Mais de 35 mil computadores recondicionados já foram doados, criando aproximadamente 2,5 mil PIDs em 748 municípios.
Infovia
A infovia também vai atender pequenas cidades da Ilha do Marajó. O investimento é de R$ 98 milhões. No total, serão lançados 624 km de cabos de fibra ótica, beneficiando mais de 2,5 milhões de habitantes. A previsão inicial é levar internet a 38 escolas, cinco unidades de saúde, três fóruns de Justiça, três pontos de defesa e dois centros de pesquisa. A infovia vai conectar, num primeiro momento, as duas capitais, passando pelas cidades paraenses de Curralinho e Breves. Em uma segunda etapa, serão conectadas Ponta de Pedras e Afuá.
"As ações anunciadas hoje são muito importantes para fazermos frente às necessidades do estado do Pará. Nós precisamos avançar na conectividade, em especial para levar internet de qualidade para a Ilha do Marajó", disse o governador do Pará, Helder Barbalho.
No total, serão viabilizadas 28 infovias no país. O objetivo da iniciativa é ampliar a capacidade de tráfego de dados e a disponibilidade de banda larga em municípios de difícil acesso. Conhecidas também como “estradas digitais”, as infovias contam com um investimento total de R$ 1,9 bilhão pelo Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Os recursos são do Orçamento Geral da União, dos ministérios das Comunicações e da Ciência, Tecnologia e Inovações, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do Leilão do 5G.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530