Notícias
SETEL
Secretário Hermano Tercius fala dos desafios conectividade para a educação dos brasileiros
O secretário de Telecomunicações (Setel), Hermano Tercius, participou, ao lado da diretora de Apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação (MEC), Anita Stefani, do programa produzido pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) “Me Conta, Brasil” sobre o programa Escolas Conectadas.
Durante 30 minutos, os entrevistados falaram sobre os desafios em conectar 138 mil escolas públicas até 2026, um projeto prioritário do Governo Federal, que está dentro do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
“Este é um projeto muito desafiador e a gente tem muita expectativa de proporcionar uma transformação para os nossos alunos e trazer para as nossas crianças e jovens novas oportunidades, contribuindo para a melhora do nosso país. Melhorando a qualidade de vida para toda a população brasileira”, disse o secretário.
Para a secretária do MEC, Anita Stefani, o Brasil é muito grande, então os desafios são ainda maiores. “Não é uma solução única para todas as escolas. Algumas estão em regiões de fibra óptica e tem a conexão um pouco mais fácil. Mas tem muitas escolas que estão em regiões isoladas, que a gente tem que levar fibra óptica, ou algum outro tipo de conexão para garantir um patamar de qualidade para todas as escolas e ter a tecnologia como uma aliada no processo da educação dos brasileiros”, enfatizou.
Tercius ainda falou sobre o programa Computadores para Inclusão, que funciona em 18 estados do país, com a expectativa de ampliação para todo o Brasil ainda este ano. “Estes centros recebem computadores usados, muitos deles sem funcionar, e eles fazem este trabalho de reconstruir novos computadores e entregar, prioritariamente, para as escolas da rede pública e para a população vulnerável”, comentou o secretário.
Para assistir o programa completo acesse o YouTube da Secom em: