Notícias
ABRINT
Ministério das Comunicações debate investimentos em telecomunicações no 2° dia da Abrint 2024
Foto: Kayo Souza/MCom
O Ministério das Comunicações participou nesta quinta-feira (13) do segundo dia da Abrint 2024, realizado em São Paulo. O Encontro Nacional da Associação Brasileira dos Provedores é um dos maiores eventos de conectividade e internet da América Latina.
O segundo dia de evento foi marcado por debates sobre investimento na área de telecomunicações e os desafios de administrar os recursos destinados ao setor. Juliano Stanzani, diretor do Departamento de Investimento e Inovação da Secretaria de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, destacou o importante papel da Anatel na desburocratização de obstáculos regulatórios que impedem o crescimento do setor.
Ele disse que o acesso ao crédito é o fomento mais importante para as telecomunicações. E falou sobre dois principais desafios da área.
“Um: qual o tamanho dos recursos disponíveis para financiar as ações em telecomunicações? A gente não precisa só falar de recursos públicos. Temos o desafio de fazer esse bolo crescer. Também temos um outro desafio: fazer com que as fatias (serviços de qualidade) consigam ser entregues a vocês. Esses são os principais desafios”, disse Stanzani.
Juliano Stanzani explicou que, do lado do governo, são dois fundos principais: o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel). O resultado desse recolhimento está próximo de R$ 30 bilhões.
Na abertura da Abrint 2024, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou que o futuro das telecomunicações no Brasil é promissor e a ampliação de infraestrutura nessa área é fundamental para impulsionar a inovação no Brasil.
“Os recursos que serão alocados em novos projetos de conectividade não apenas ampliarão a infraestrutura de telecomunicações, mas também possibilitarão a expansão da banda larga e a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos. Isso também abrirá portas para inovação, educação, saúde, emprego e desenvolvimento em todas as esferas da sociedade”, enfatizou o ministro.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628