Notícias
INTERNACIONAL
Primeira reunião do Grupo de Trabalho Economia Digital do G20 acontece nesta quarta-feira (31/1)
(Foto: Audiovisual G20 Brasil)
Nesta quarta-feira (31/1), o Grupo de Trabalho Economia Digital do G20 realiza sua primeira reunião, por videoconferência, das 9h às 13h. O encontro terá, além da participação de representantes dos 20 países membros do G20, oito representantes de países convidados e 12 organizações internacionais.
A delegação brasileira é formada por técnicos do Ministério das Comunicações (MCom); Ministério das Relações Exteriores (MRE); Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República; do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
“Precisamos discutir o futuro da nossa economia digital global, de forma guiada pela visão de uma economia digital inclusiva, resiliente e próspera, priorizando o bem-estar e os direitos de todos os cidadãos globais”, declarou o secretário Nacional de Telecomunicações do MCom, Hermano Tercius.
O Brasil, com a colaboração da União Internacional de Telecomunicações (UIT), propõe discussão no grupo acerca do desenvolvimento de indicadores para medir a conectividade significativa, bem como sobre mecanismos inovadores de financiamento com o objetivo de alcançar a universalidade em nível global.
Saiba mais: Ministros Juscelino Filho e Mauro Vieira tratam detalhes da participação do MCom no G20
O Ministério das Comunicações (MCom) é o ministério da Economia Digital e tem o papel de conduzir o eixo Economia Digital no G20. O objetivo é tratar de temas relevantes à transição digital em curso e seus impactos positivos e negativos sobre a economia e a sociedade. Desde a sua criação, em 2017, o grupo trata de pautas como inclusão digital, inovação e empreendedorismo, digitalização da indústria (“Indústria 4.0”), infraestrutura de conectividade, impactos da transição digital sobre o mercado de trabalho, mensuração da economia digital e governo digital.
Cada ministério ficará responsável por liderar um sub-eixo do Grupo de Trabalho Economia Digital, que terá seus respectivos parceiros de conhecimento. O MCom vai coordenar o tema Conectividade Significativa, em parceria com a União Internacional de Telecomunicações (UIT); o MGI, Governo Digital, com a OCDE; a Secom, Integridade da Informação, com a Unesco; e o MCTI, Inteligência Artificial, também com a Unesco.
A segunda parte da reunião do GT Economia Digital será realizada na quinta-feira (1°/2), das 9h às 13h. Após a conclusão dos trabalhos, o grupo divulgará um informativo sobre os principais temas discutidos ao longo da reunião.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530