Notícias
FM
Novas rádios são autorizadas no Paraná e em São Paulo
Foto: Pablo Le Roy/MCom
O Ministério das Comunicações, por meio de portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (20), concedeu permissão de uso do Serviço de Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM) para emissoras do Paraná e São Paulo.
“Há mais de 100 anos, o serviço de radiodifusão vem exercendo um papel fundamental de democratizar o acesso à informação no Brasil, além de levar cultura e entretenimento para a população”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
As cidades beneficiadas foram Maripá (PR) e Araçoiaba da Serra (SP). O serviço irá proporcionar mais informação, cultura e lazer a 39 mil pessoas.
As outorgas concedem às rádios permissão para transmitir, pelo prazo de dez anos, o conteúdo de suas emissoras no formato FM.
Radiodifusão Sonora em Frequência Modulada (FM)
A Rádio FM oferece várias vantagens em relação a outros meios de comunicação, como a qualidade de som superior, a cobertura de sinal mais ampla e a capacidade de transmitir informações em tempo real.
Além disso, as estações de rádio FM são facilmente acessíveis em dispositivos como rádios de carro, aparelhos de som domésticos e smartphones, tornando-as uma opção conveniente para os ouvintes em movimento.
Em transmissão FM, as ondas de rádio mudam em frequência, de 76 MHz a 108 MHz, a partir do sinal de áudio, ao invés de variar em amplitude, como na modulação de amplitude (AM).
Depois de autorizado o serviço, órgãos e entidades devem observar os prazos para obtenção da autorização de uso da radiofrequência, por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e solicitar o licenciamento da estação.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628