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INCLUSÃO DIGITAL
”Minha vontade de vencer foi maior e quero dar orgulho aos meus pais”, diz ribeirinha atendida pelo Computadores para Inclusão
Fotos: Thayana Araújo/MCom
Uma aluna que nunca faltou aula de informática, mesmo tendo que fazer um longo trajeto de barco pelo rio Solimões para chegar ao curso. Essa é Geovana Lima, de 16 anos, estudante de informática básica - e em breve também avançado - do programa Computadores para a Inclusão, do Ministério das Comunicações.
A adolescente é moradora de uma área remota e ribeirinha de Manacapuru (AM). Um dos seus sonhos começou a ser realizado com muito esforço e apoio do pai, o agricultor Francisco das Chagas, e da mãe, Gleiceane Araújo, merendeira de uma escola.
“Querendo ou não, nossa força de vontade foi maior. Vencemos temporal, banzeiro (ondas fortes), chuva e maré alta. Cheguei atrasada no curso, fiz a prova, mas eu concluí. Quero dar orgulho aos meus pais e vou para o curso avançado agora de informática”, disse Geovana sobre o dia mais difícil para chegar até o curso.
O Ministério das Comunicações visitou o local onde Geovana mora e conheceu o percurso que ela faz com o pai todos os dias para estudar. A casa toda em madeira fica bem no alto da comunidade ribeirinha. Quando o rio enche, parte do trajeto terrestre se perde. Em dias normais, é uma caminhada para acessar o barco, único transporte para chegar até a moradia de Geovana. Depois disso, há uma travessia de 1h pelo rio Solimões até o local do curso.
“Geovana é um dos casos de moradores de comunidades ribeirinhas, que o governo do presidente Lula determinou como prioritário para atendimento. A história dela é inspiradora para todos, com sua vontade de vencer e abrir novos caminhos para ela e a sua família. Isso nos dá ainda mais empenho para continuar com as nossas políticas de inclusão digital, pois sabemos que isso transforma a vida das pessoas”, disse Juscelino Filho, ministro das Comunicações.
O professor de Geovana no curso do Computadores para a Inclusão, Alan Carvalho, contou que a jovem ribeirinha é exemplo para muitos alunos dos grandes centros, pois o desgaste dela é maior para estudar. Depende de um barco, lembrando da logística ainda terrestre dela até chegar ao transporte, mas ressaltou o quanto ela é aluna totalmente presente.
“Ela faz esse trajeto todos os dias, de segunda a sexta, sem faltar. Ela é uma aluna dez, não tem falta. Os parabéns eu dou todos os dias para ela. Eu tenho a frequência dos alunos aqui e a Geovana, como podem ver, não tem uma falta. Inclusive, é sempre uma das primeiras a chegar e ocupar a mesa dela”, afirmou o professor de informática .
Geovanna sonha se formar em duas profissões: medicina e contabilidade. Ela viu na informática o primeiro passo para a ampliação de seu conhecimento. No notebook da mãe, ela sabia apenas ligar, mas hoje sabe preparar slides, montar currículo, executar planilhas e pesquisar pela internet. E ela já ensina informática para a própria mãe.
“Esse curso é muito conhecido e sofri para conseguir a vaga dela, mas com uma desistência de aluno eu consegui. Hoje ela me ensina muitas coisas em casa, que antes eu precisava pagar para alguém me ajudar”, contou a mãe da jovem .
“A gente agradece essa evolução do Amazonas através do governo federal. As coisas estão tão evoluídas que a era digital chegou ao interior. A minha filha está tendo uma grande oportunidade. Que outros jovens se interessem e aproveitem a oportunidade que o governo federal está dando”, destacou Francisco, pai de Geovana.
No Amazonas, os cursos do Ministério das Comunicações são realizados com o Instituto Descarte Correto, que administra o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do estado.
Computadores para a Inclusão
A iniciativa destina máquinas que não seriam mais utilizadas em órgãos públicos para pontos de inclusão social em todo o Brasil, após passarem pelos centros de recondicionamento de computadores (CRCs), onde são recuperados por alunos de cursos de capacitação profissional na área. Com isso, os equipamentos são levados para pontos em todo o Brasil, como escolas e associações.
O Computadores para Inclusão já doou 51,2 mil equipamentos para 3,8 mil pontos de inclusão digital em 1 mil municípios. Mais de 215 cursos foram oferecidos nos atuais 25 CRCs, capacitando mais de 47 mil alunos para a era digital.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628