Notícias
CONECTIVIDADE
Curitiba recebe Blitz da Telefonia Móvel na última semana de agosto
Foto: David Carvalho
O Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estará em Curitiba (PR) entre os dias 26 e 30 de agosto para fazer a medição da qualidade dos sinais de 4G e 5G oferecidos pelas operadoras da região. A ação faz parte da Blitz da Telefonia Móvel, que tem rodado o Brasil com o objetivo de verificar o funcionamento da internet em pontos onde há mais reclamação da população.
“O objetivo da Blitz é fazer com que as operadoras melhorem a prestação do serviço. Nós aumentamos os parâmetros de qualidade e estamos cobrando isso das empresas. Nós queremos também combater as diferenças regionais, pois a cobertura da telefonia móvel precisa ser boa em todos os estados”, diz o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Na capital do Paraná, 22 pontos serão analisados. Em cada um deles serão seis canais de medição com aparelhos celulares, sendo três deles travados na tecnologia 4G e outros três em modo free, ou seja, captando sinais de 3G, 4G e 5G.
Os técnicos da Anatel vão passar pelas praças Rui Barbosa e Nossa Senhora de Salete; pelos terminais de ônibus Santa Cândida, Tatuquara, Boqueirão, Fazendinha e Sítio Cercado; pelos parques Barigui e Tingui; pela Rua das Flores, Jardim Botânico, Santuário da Nª Srª Perpétuo Socorro, Trevo do Atuba, Aeroporto Afonso Pena (São José dos Pinhais), Cidade Industrial de Curitiba, Bosque São Cristóvão – Stª Felicidade, Cruz do Pilarzinho, Horto Municipal da Barreirinha, Avenida Anita Garibaldi, Linha Verde, Shopping Palladium e Detran.
“Após as medições, as operadoras serão notificadas para definirem um Plano de Ação para a cidade fiscalizada, visando realizarem melhorias na prestação do serviço. Depois de seis meses, a Anatel e o Ministério das Comunicações retornam ao local para realizar novo levantamento e avaliar se as melhorias foram implementadas”, afirma o secretário de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius, ressaltando que, ainda este ano, a Blitz passará por todas as capitais brasileiras.
A ação faz parte do programa ConectaBR, que traz parâmetros rigorosos de cobertura e de acesso à banda larga móvel para cumprimento pelas operadoras. O programa tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, que passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.
No ano passado, a Blitz passou por São Luís (MA) e Cuiabá (MT), e em 2024, já esteve em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI) e Timon (MA).
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628