Notícias
CAPACITAÇÃO
MCom forma 711 alunos em cursos do Computadores para Inclusão no Ceará
(Foto: Ruben Naftali/MCom)
A semana começou com muita festa para 711 alunos formados em 22 cursos do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto de Assistência e Proteção Social (IAPS) de Fortaleza, capital do Ceará. Nesta segunda-feira (4/9), o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do diretor de Inclusão Digital, Rômulo Barbosa, entregou os certificados em diversos cursos, como criação de jogos, desenvolvimento de aplicativos, empreendedorismo, introdução à mecânica robótica, mídias digitais, manutenção de celulares, descarte de resíduos sólidos e capacitação para o mercado de trabalho.
“Toda caminhada começa com um primeiro passo e os formados nestes cursos iniciaram sua jornada rumo à profissionalização, pois as áreas exploradas na capacitação dos CRCs são altamente demandadas pelo mercado de trabalho”, afirmou o diretor do Ministério.
É o caso de Samuel Ferreira, de 16 anos, que formou-se em informática básica pelo programa do MCom. “Sempre tive muito interesse em tecnologia e esse curso vai ajudar muito no meu futuro”, comemorou o estudante que já pensa em fazer outros cursos do CRC, localizado no bairro Jardim das Oliveiras.
Samuel tem uma história transformadora e emocionante. A mãe do aluno, Joana D’Arc, 43 anos, conta que o jovem passou até seis meses sem sair de casa, período em que ele foi diagnosticado com ansiedade crônica. “O médico recomendou que levasse o Samuel para diversas atividades e eu lembrei desse CRC que fica na vizinhança. Ele mudou completamente desde que começou a fazer o curso, passou a interagir, voltou a ir para o colégio e se envolver com outras pessoas”, afirmou a mãe bastante emocionada.
Para Rômulo Barbosa, essa é o grande diferencial do programa que “oferece inclusão digital por meio da capacitação e doação de computadores, além de promover a inclusão social através da convivência com o ambiente, instrutores e colegas, que levou o Samuel e tantos outros jovens e adultos a superar suas limitações e abrir novas perspectivas para o futuro.”
RECICLAGEM E CAPACITAÇÃO – Desde o início do Programa Computadores para Inclusão, mais de 32,9 mil equipamentos para 2,3 mil Pontos de Inclusão Digital (PID) localizados em 717 municípios. São mais de 23,7 mil formações foram realizadas nos 145 cursos ofertados em 20 CRCs. O Programa destinou, desde sua criação, 3 mil toneladas de resíduos descartados de forma correta e consciente.
No Ceará, já foram doados, desde o início do programa, mais de 2 mil equipamentos. Existem 165 PIDs em 27 municípios cearenses. O evento também celebrou a doação de 100 computadores para Pontos de Inclusão Digital do estado.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530