Notícias
CONECTIVIDADE
Ministro debate ações para levar internet e inclusão digital para comunidades afastadas
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou, nesta segunda-feira (13), em São Luís (MA), da primeira edição do Congresso Estadual Municipalista Maranhense (Foto: Divulgação)
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou, nesta segunda-feira (13), em São Luís (MA), da primeira edição do Congresso Estadual Municipalista Maranhense, realizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). Na ocasião, o representante da Pasta ministrou uma palestra sobre como as tecnologias de informação e a comunicação influenciam nas relações institucionais para o desenvolvimento da sociedade.
Juscelino Filho destacou a importância do Plano Nacional de Inclusão Digital, que está sendo elaborado pela Pasta, e a necessidade de ampliar a conectividade para as comunidades que nunca tiveram acesso a tecnologias. “Uma das determinações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é levar inclusão digital para todo o país. Levando inclusão digital, levaremos inclusão social, vamos gerar emprego, renda e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas. Essa é a principal meta do governo e o Ministério das Comunicações está trabalhando para alcançar esse objetivo”, ressaltou o ministro.
Além disso, Juscelino Filho enfatizou o esforço do Governo Federal junto aos estados e municípios em relação ao letramento digital (desenvolvimento de habilidades para acessar serviços na internet). “De mãos dadas, cada um fazendo a sua parte, vamos conseguir construir uma sociedade melhor, com mais conectividade. E estamos determinados a fazer isso, com a ampliação do acesso dos maranhenses à internet e a aprimoramento da conectividade em escolas públicas, na saúde, no agronegócio e no turismo”, reforçou.
A região Nordeste é prioritária para a política pública de conectividade. Isto porque possui os indicadores mais baixos de uso da internet no país, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2021, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
SOBRE O CONGRESSO MUNICIPALISTA - O evento tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os gestores de todo o estado, além de uma intensa programação com debates, feiras, oficinas e palestras. A programação vai até terça-feira (14), no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA).
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530