Notícias
TECNOLOGIA
Exposição movimentou Semana Nacional das Comunicações
(Foto: Pablo Le Roy/MCom)
O Ministério das Comunicações (MCom), em parceria com a Telebras, os Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), promoveu uma exposição, na Esplanada dos Ministérios, para celebrar a Semana Nacional das Comunicações. A iniciativa contou com ações nos ambientes externo e dentro do edifício sede até esta sexta-feira (5), Dia Nacional das Comunicações. A secretária-executiva da Pasta, Sônia Faustino, e o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão, visitaram as instalações.
Do lado de fora estava disponível o HackaTruck MakerSpace, uma Iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Softex no âmbito do Programa MCTI Futuro, tendo o Instituto de Pesquisas Eldorado como executor. A IBM do Brasil, Cisco e Flex são os parceiros tecnológicos do projeto que faz a capacitação itinerante de estudantes de ensino superior na área de Tecnologia da Informação. O caminhão da Huawei, que apresenta como é realizada a conversão da luz elétrica em luz solar e o ônibus do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) Programando o Futuro também fizeram parte da exposição. Já no espaço interno, estantes foram montados e formaram um túnel do tempo sobre o tema e o setor.
Weslei Amorim, que trabalha no MCom, relatou como foi a experiência de visitar a exposição, especialmente quando viu os aparelhos celulares antigos. “Impossível não voltar ao passado vendo como a tecnologia era e como está hoje. Isso mostra que a comunicação está em constante desenvolvimento”, pontuou.
Já Alexandre de Macedo, da coordenação geral de Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), conferiu ficou entusiasmado com a apresentação da Telebrás, que trouxe réplicas dos satélite VCUB e do satélite SGDC. “As apresentações são realizadas de forma excelente, conseguimos compreender muito facilmente o material em exibição”, contou.
SUSTENTABILIDADE - A jornalista Fernanda Queiroz é voluntária do Centro de Recondicionamento de Computadores, em Brasília, e contou a importância de apresentar ao público sobre o descarte dos resíduos eletrônicos. “O CRC tem papel importante de devolutiva para sociedade, que é o de recolher o lixo eletrônico e reciclá-lo, gerando oportunidade para jovens e adultos que desejam ingressar no mercado de trabalho”, destacou.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530