Notícias
Encontro bilateral
Conectividade da Amazônia e 5G são temas de reunião com ministro colombiano
Foto: Kayo Sousa/MCom
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, recebeu na manhã desta terça-feira (4) o ministro das Tecnologias da Informação e das Comunicações da Colômbia, Mauricio Lizcano. A visita oficial ao Brasil tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências e o debate sobre dois temas centrais: implementação do 5G e conectividade na Amazônia.
Juscelino Filho afirmou que o Brasil está “à disposição” para contribuir com os objetivos dos vizinhos latinoamericanos. “O presidente Lula tem retomado as relações internacionais do Brasil e buscado estreitar relações com a América Latina. A preocupação com a Amazônia é central em qualquer lugar do mundo e a evolução na conectividade é importante para avançarmos com programas e projetos de inclusão digital e desenvolvimento na região”, declarou.
Lizcano expressou o interesse da Colômbia em firmar um acordo de cooperação internacional com o Brasil voltado a este objetivo. O país tem um dos seus departamentos (estados) que faz fronteira com o Brasil – por meio de cabos de fibra óptica.
NORTE CONECTADO – O ministro brasileiro apresentou à delegação o programa Norte Conectado, que tem a finalidade de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica por meio da implantação de 12 mil km de cabos de fibra óptica subfluvial.
Juscelino Filho afirmou que já há recursos garantidos para concluir toda a infraestrutura do programa nos próximos dois anos, beneficiando cerca de 10 milhões de pessoas. Os próximos passos do programa Norte Conectado incluem a conclusão da Infovia 02, que liga Tefé (AM) a Tabatinga (AM), cidade vizinha de Letícia, na Colômbia.
1 ANO DE 5G – Já a respeito da quinta geração de redes móveis, enquanto o Brasil completa, esta semana, um ano de oferta do sinal 5G, a Colômbia prepara-se para o leilão das faixas de frequência, previsto para dezembro deste ano. A delegação da colombiana também participou, na segunda (3), de reuniões técnicas na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em Brasília (DF).
Durante os encontros, foram discutidos aspectos relacionados ao leilão e à implementação do 5G: modelagem do edital (incluindo compromissos de cobertura e ampliação de infraestrutura, além de aspectos econômicos, entre outros), aspectos de espectro e soluções de problemas de interferência.
Também estiveram presentes representantes do governo e do setor privado colombianos, incluindo o conselheiro presidencial para Transformação Digital, Saul Kattan Cohen, e o embaixador da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530