Notícias
INTERNET
MCom prepara estudo sobre conectividade rural
O Ministério das Comunicações (MCom) se reuniu com especialistas nesta sexta-feira (10) para coletar contribuições técnicas para estudo sobre conectividade rural, que aborda a demanda por Internet, a cobertura por infraestrutura de redes e alternativas tecnológicas de conectividade no meio rural. O objetivo do Governo Federal é que o estudo subsidie ações governamentais para melhorar o acesso à Internet no campo, especialmente no atendimento às pessoas que vivem em pequenos povoados afastados dos centros urbanos.
"Em regiões de baixa densidade populacional, como é o caso de muitas áreas rurais de acesso difícil ou remotas, o oferecimento de boa conectividade ainda é uma exceção e queremos mudar essa situação. Ao mesmo tempo, queremos garantir um avanço para que o agronegócio também seja beneficiado pelos avanços da tecnologia", disse o secretário de Telecomunicações, Maximiliano Martinhão.
O estudo ainda está sendo elaborado e alguns achados preliminares foram apresentados durante a reunião. Ele foi dividido em quatro fases: caracterização das diferentes soluções; necessidade de suporte de infraestrutura; caracterização do tipo de demanda de acordo com cada território; e, a análise de infraestrutura local. O trabalho vem sendo desenvolvido com o apoio da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP), Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530