Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
(Foto: Kayo Sousa / MCom)
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou o Plano Brasil Sem Fome, nesta quinta-feira (31), em Teresina (PI). O Plano integra um conjunto de 80 ações e políticas públicas de 24 ministérios para alcançar cerca de 100 metas traçadas, com o objetivo de tirar novamente o Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Todo mundo sabe o sofrimento que é pra uma mãe colocar uma criança pra dormir sabendo que ela está com fome. Somos o terceiro produtor de grão e o primeiro produtor de proteína animal do mundo. Qual a explicação de termos 33 milhões de pessoas passando fome? O problema é que o povo não tem dinheiro para ter acesso a comida. Nós temos que dar qualidade de vida para as pessoas”, destacou o presidente Lula.
O Brasil Sem Fome está dividido em três eixos: acesso à renda, redução da pobreza e promoção da cidadania; segurança alimentar e nutricional com alimentação saudável da produção ao consumo; e mobilização para o combate à fome. A partir deles, programas existentes serão integrados, com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o novo Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e o Plano Safra da Agricultura Familiar.
Dentre as novidades do Plano está a proposta de integrar os sistemas de segurança alimentar, de assistência social e de saúde. Haverá um programa de alimentação no Sistema Único de Assistência Social (Suas) que, a partir de compras da agricultura familiar, vai garantir a oferta de alimentos adequados e saudáveis na rede.
“Acabar com a fome no Brasil é prioridade. O presidente Lula já mostrou que é capaz de melhorar a vida dos brasileiros que mais necessitam e, mais uma vez, ele irá mudar a realidade cruel em que milhares de pessoas se encontram. Juntos, vamos fazer com que esse país seja melhor para todos”, disse o ministro Juscelino Filho.
As ações de mobilização do Plano Brasil Sem Fome já tiveram início com assinatura de Protocolos de Intenção com estados, entidades e municípios prioritários. Para que os demais entes federados integrem a estratégia, serão realizadas as Caravanas do Brasil Sem Fome, que irá priorizar locais com o maior número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave. Uma campanha informativa também será realizada para que os principais programas sejam conhecidos pela população e pelo setor público.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530