Notícias
O BRASIL VOLTOU
Em 100 dias de governo, o Programa WI-FI Brasil levou internet para 771 escolas públicas
(Foto: Pablo Le Roy/MCom)
O Brasil voltou e está levando internet de qualidade para as escolas públicas do país. Nos primeiros 100 dias de governo, o Programa Wi-Fi Brasil instalou 869 sistemas para conexões de internet em 19 estados. Foram 771 escolas públicas beneficiadas com esta ação, sendo 541 delas em municípios da Região Nordeste.
"Possibilitar que as escolas públicas tenham internet nas regiões em que têm os menores índices de desenvolvimento do nosso país é um dos principais objetivos do Wi-Fi Brasil. Nossa missão é promover a inclusão digital e social da nossa população, a começar pelas crianças, para que tenham uma educação de qualidade, promovendo desenvolvimento e garantindo oportunidades", afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Além do atendimento a escolas, o Wi-Fi Brasil instala gratuitamente antenas e roteadores em locais como delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS), assentamentos, comunidades indígenas, quilombolas ou ribeirinhas, e telecentros comunitários, por exemplo.
O programa leva internet por meio de fibra óptica e também via satélite. As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), primeiro satélite brasileiro concebido exclusivamente para a transmissão de dados com alta velocidade na banda Ka cobrindo todo o Território Nacional e a Amazônia Azul. O satélite foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações com apoio da Telebras e fica em órbita sobre o Equador a 36 mil quilômetros de altitude.
INICIATIVAS - Para ampliar o acesso à internet das escolas públicas dos municípios mais vulneráveis, o Ministério das Comunicações (MCom) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), firmaram um acordo no último dia 10 de abril. “Essa parceria é muito importante e vai ajudar o Ministério das Comunicações a alcançar o objetivo de levar inclusão digital para todos” explica o ministro.
A parceria com a UNICEF apoiará no aprimoramento das iniciativas já desenvolvidas pelo MCom, como o Programa Wi-Fi Brasil. O acordo possibilitará também o início de um plano de trabalho com o Projeto GIGA no Brasil para geolocalizar e monitorar a qualidade do acesso à internet das escolas em tempo real.
COMO SOLICITAR O SERVIÇO — Para solicitar o serviço, basta acessar o link "obter conexão de internet GESAC" e preencher o formulário. Os pedidos passam por uma análise técnica, além de ser verificada a disponibilidade contratual e financeira. Caso seja aprovado, o tempo estimado para instalação do serviço é de 60 dias a 90 dias.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530