Notícias
RADIODIFUSÃO
MCom participa do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão em Brasília
Martinhão: "São inúmeras frentes de trabalho no presente, mas o nosso olhar foi voltado também para o futuro" / Foto: Pablo Le Roy/MCom
Representantes do Ministério das Comunicações (MCom) participaram nessa quarta-feira (16) da cerimônia de abertura do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). O secretário de Radiodifusão da Pasta, Maximiliano Martinhão, e os diretores William Zambelli (Outorga e Pós-Outorga) e Otávio Caixeta (Inovação, Regulamentação e Fiscalização) integraram a comitiva.
"Poder resgatar o legado do Ministério das Comunicações nessa abertura do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão – após três anos sem encontros presenciais – tem um simbolismo mais do que especial", relevou Martinhão. "Afinal, em 2022, temos importantíssimos marcos da radiodifusão brasileira: o 100º ano da criação do rádio no Brasil; os 60 anos do Código Brasileiro de Telecomunicações; os 60 anos da Abert.; os 25 anos da Lei Geral de Telecomunicações; e os 25 anos de criação da Anatel, a primeira agência reguladora instalada no país", listou.
Poder resgatar o legado do Ministério das Comunicações nessa abertura do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão – após três anos sem encontros presenciais – tem um simbolismo mais do que especial
— secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão
Em comemoração ao aniversário da entidade, a edição deste ano reúne empresários, profissionais de rádio e TV e renomados comunicadores para discutir temas como liberdade de expressão, gestão empresarial, inovação, publicidade, competitividade e convergência tecnológica. Na abertura solene a Abert também entregou Medalhas do Mérito da Radiodifusão a personalidades do setor e fez três homenagens póstumas, por meio da Medalha Assis Chateaubriand. O evento segue durante esta quinta-feira (17) com painéis e exposição no Royal Tulip Alvorada, em Brasília (DF).
DIÁLOGO COM RADIODIFUSORES – Além dos painéis apresentados por convidados nacionais e internacionais, os participantes do Congresso poderão visitar estandes de exposição e tirar dúvidas na Sala da Radiodifusão. Integrantes do MCom, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) atenderão, nesta quinta-feira, os radiodifusores interessados em resolver pendências ou conversar sobre a situação de suas emissoras.
Martinhão destacou os avanços obtidos nos últimos anos, com ênfase na desburocratização, flexibilização de normas e modernidade do setor. "São inúmeras frentes de trabalho no presente, mas o nosso olhar foi voltado também para o futuro", afirmou. Segundo o secretário, o MCom está voltado para a viabilização da televisão 3.0, que vai permitir a transmissão de programações diferenciadas para localidades específicas, usando o mesmo canal físico (incorporando a conexão broadband e broadcast, a solução 4k e o conteúdo baseados em aplicativos).
MOSTRA RÁDIO EM MOVIMENTO – Em paralelo, o Congresso ainda promove a Mostra Rádio em Movimento, no Museu Nacional da República, em comemoração aos 100 anos do rádio no Brasil – e da Semana de Arte Moderna. Artistas plásticos de todo o país apresentam trabalhos realizados nos rádios modelo “capelinha”, distribuídos pela Abert. A escolha dos 27 trabalhos que estão expostos foi feita por votação popular. Iniciada desde ontem (16), a Mostra ficará aberta ao público até o dia 27 de novembro.
Confira a programação completa no link.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Foto: Pablo Le Roy/MCom • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530