Notícias
RADIODIFUSÃO
Emissoras são atendidas pelo MCom durante Congresso Brasileiro de Radiodifusão
Atendimentos foram realizados nesta quinta-feira (17), em Brasília (Foto: Cleverson de Oliveira/MCom)
Integrantes do Ministério das Comunicações (MCom) atenderam, nesta quinta-feira (17), em Brasília, mais de 150 processos relacionados a licitações, outorgas, pós-outorga e alterações técnicas durante o 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, realizado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). A iniciativa teve o objetivo de resolver pendências com os radiodifusores e tirar dúvidas sobre a situação de suas emissoras. Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD) também realizaram atendimentos.
“A desburocratização de nossos processos internos tem sido uma marca da atuação da Secretaria de Radiodifusão. Isso significa estar ao lado dos radiodifusores. Com o Congresso, encurtamos esse caminho por meio de um atendimento direto, sem barreiras ou burocracia para, na medida do possível, solucionarmos e darmos andamento às demandas apresentadas. É uma ação que será permanente, na qual todos são beneficiados”, destacou o ministro das Comunicações substituto, Maximiliano Martinhão.
O responsável técnico da Fundação Pastoral Inter Mirífica, a rádio Aliança 106,3 FM de Porto Alegre (RS), esteve no espaço do MCom para tirar dúvidas da entidade e de outras emissoras da região. "Em 42 anos de trabalho, este é o melhor momento de aproximação do Ministério com os radiodifusores. Situações que demorariam 90 dias para resolver, estamos reduzindo para uma semana", destacou.
Já o representante das rádios CBN de Curitiba e Londrina e da Rádio Brasileira de Bela Vista do Paraíso, no Paraná, Guilherme Lopes, elogiou a agilidade do atendimento do Ministério das Comunicações. "Viemos solicitar o aumento de potência do sinal. O contato direto com os técnicos nos dá um amparo técnico para darmos seguimento nos processos, além de reduzir a burocracia", ressaltou.
Ednaldo Tenório é consultor e atende diversas emissoras pelo país. Segundo ele, o atendimento o surpreendeu. "Os técnicos do Ministério foram bem solícitos. Trouxe alguns processos de mudanças de classe e acredito que depois dessa conversa de hoje penso que as pendências foram resolvidas e seguirão para a Anatel e, na sequência, passarão para consulta pública", disse.
CONGRESSO - A cerimônia de abertura do 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão foi realizada nesta quarta-feira (16). Martinhão e os diretores William Zambelli (Outorga e Pós-Outorga) e Otávio Caixeta (Inovação, Regulamentação e Fiscalização) participaram do momento. O evento, encerrado nesta quinta-feira (29), reuniu empresários, profissionais de rádio e TV e renomados comunicadores para discutir temas como liberdade de expressão, gestão empresarial, inovação, publicidade, competitividade e convergência tecnológica.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações (MCom) • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530