Notícias
CONECTIVIDADE
No RN, Secretária de Telecomunicações destaca importância do 5G para indústria
Foto: Divulgação/FIERN
A secretária de Telecomunicações do MCom, Nathalia Lobo, participou nesta quarta-feira (25), da palestra magna do Dia Nacional da Indústria, promovida pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN). O tema “A Tecnologia 5G e sua Importância para o Desenvolvimento da Indústria” foi abordado pela secretária em painel com o conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Artur Coimbra.
O evento realizado na Casa da Indústria da capital potiguar reuniu representantes do setor produtivo e empresários. Nathalia Lobo falou sobre o impacto da implementação da tecnologia: “O 5G é um habilitador para soluções de empresa para empresa (B2B). Indústria e setor produtivo tem ganho de eficiência de 20 a 30% em todos as áreas e soluções a serem desenvolvidas de acordo com a necessidade”, explanou.
A secretária enfatizou que essa transformação passa ainda pela produção e processos dos modelos de negócios e ressaltou os resultados do leilão do 5G para os brasileiros: “mais de 90% do arrecadado são dedicados a compromissos de investimento, levando diretamente para os cidadãos os benefícios dessa tecnologia”, disse. No Rio Grande do Norte, todos os municípios serão atendidos com o 5G e 550km de rodovias federais terão conectividade.
Em sua apresentação, o conselheiro da Anatel, Artur Coimbra, pontuou sobre o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT), uma iniciativa do Governo Federal que vai ser viabilizada pelo 5G nas áreas de cidades, saúde, ambiente rural e indústria. Coimbra destacou como o 5G traz a indústria brasileira para um novo patamar de competitividade ao permitir conectividade de forma ampla.
“Distritos industriais e regiões com empresas concentradas em certas áreas tinham dificuldade de acesso à internet pela baixa densidade demográfica e alto investimento para as operadoras. Com a forma feita pelo leilão do 5G, é possível por meio de uma antena, atender grandes áreas sem depender da fibra óptica na rede de acesso, com capacidade e qualidade equivalente a essa tecnologia”, disse.
O presidente da FIERN, Amaro Sales, destacou a relevância do tema para a indústria e parabenizou a atuação do Governo Federal e do Ministério das Comunicações “pelo trabalho e coragem para discussão e efetivação do 5G. Precisamos trazer desenvolvimento e tecnologia para o país”, disse.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Foto: Divulgação/FIERN • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530