Notícias
DIGITALIZAÇÃO
Nova rota do Digitaliza na Estrada irá percorrer mais de mil km no Piauí
Após percorrer 1.122 quilômetros em rodovias no Rio Grande do Norte, 976 km no Ceará e 898 km na Paraíba, o projeto Digitaliza na Estrada começou nesta terça (15/2) uma nova jornada, desta vez no Piauí. É a Rota 5, que contempla as cidades piauienses de Barro Duro, Flores do Piauí, Simplício Mendes, Várzea Grande e Beneditinos. Nas localidades, mais de 39 mil pessoas serão impactadas com a chegada do sinal digital de TV.
Com as cinco primeiras cidades do Piauí, são 27 as localidades percorridas pela Ação. E na próxima semana, mais quatro municípios no estado serão percorridos, na Rota 6 do projeto. Ao todo, 116 mil piauienses serão beneficiados. As localidades integram um grupo de 1.638 municípios, distribuídos em todo o país, que até hoje só contavam com a transmissão em sinal analógico.
A partir da visita técnica da equipe do Ministério das Comunicações (MCom) – e respectiva ativação da infraestrutura compartilhada de transmissão do sinal digital – as cidades do Piauí entram na era digital. Com a TV digital, a população local ganha não só mais qualidade na programação e maior diversidade de canais, como passa a contar com a recepção do sinal de televisão em aparelhos móveis compatíveis, como alguns modelos de celular e tablet.
"Estamos avançando com bastante dedicação neste projeto, porque a nossa missão é garantir às pessoas, especialmente as que mais precisam, maior variedade na programação e acesso à informação com qualidade", comemorou o ministro Fábio Faria. "Com a TV digital, também promovemos inclusão e cidadania".
Apenas na Rota 5 serão mais mil km rodados. Outros cinco roteiros estão agendados para acontecer até o início de abril. Há 29 dias percorrendo o Nordeste, o Digitaliza na Estrada vem acompanhando a realidade das famílias beneficiadas e registrando a substituição das estações analógicas hoje em operação. Todos os passos do Digitaliza na Estrada estarão registrados na página especial dedicada à ação.
DIGITALIZA BRASIL — Em maio do ano passado, o MCom lançou o programa Digitaliza Brasil com uma meta e um prazo muito bem definidos: concluir, até 2023, o processo de digitalização do sinal de TV nas 1.638 cidades que contam apenas com o sinal analógico. "O trabalho, fruto da sinergia entre o MCom e a Anatel, vai possibilitar a difusão de informações com credibilidade, cultura e entretenimento, para 23 milhões de brasileiros", destaca o Secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão.
O edital da terceira fase do programa foi publicado na quinta (27/1) convocando os últimos 244 municípios no Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As prefeituras e emissoras têm prazo até 25/2 para manifestar interesse em aderir à iniciativa.
Texto e foto: ASCOM | Ministério das Comunicações