Notícias
INCLUSÃO
Digitaliza na Estrada: 4 mil km rodados marcando a chegada do sinal digital
Nesta sexta-feira (18), ao desligar o motor do carro, a equipe do Ministério das Comunicações (MCom), em campo com o projeto Digitaliza na Estrada, alcançou a marca dos 4 mil quilômetros rodados pelo Nordeste. Foram visitadas 27 cidades até o final desta quinta rota, exatamente a metade da jornada. Quase 250 mil pessoas foram impactadas pela ativação da infraestrutura de transmissão de TV digital e os técnicos da Pasta acompanharam a mudança no dia a dia das famílias, registrando a substituição das estações analógicas hoje em operação.
"A inclusão digital e social é uma das nossas missões mais importantes. Com a digitalização do sinal de televisão, a gente leva a qualidade para a população, com alta definição de imagem e de som, mas também diversidade, interatividade e mobilidade", ressaltou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Com a instalação da infraestrutura compartilhada, os municípios poderão contar com até oito canais de televisão levando informação, cultura, educação e entretenimento para as famílias. "Sempre falo da importância de termos um Brasil cada vez mais conectado. Vamos trabalhar todos os dias para termos um país onde esse direito seja garantido", assegurou.
Em maio do ano passado, o MCom lançou o programa Digitaliza Brasil com uma meta e um prazo muito bem definidos: concluir, até 2023, o processo de digitalização do sinal de TV em 1.638 cidades que contam apenas com o sinal analógico. Todos os municípios visitados pelo projeto integram esse grupo. Até o início de abril, outros 21 receberão a equipe do Digitaliza na Estrada.
As próximas cinco rotas vão percorrer novas cidades nos estados do Piauí, Maranhão, Alagoas e Rio Grande do Norte e quase 3 mil km ainda serão rodados. Porém, se a previsão da distância é menor, a quantidade de pessoas beneficiadas é quase o dobro: 475.347 habitantes serão diretamente impactados ao longo do caminho das próximas rotas.
DIGITALIZA BRASIL — O edital da terceira fase do programa foi publicado no dia 27/1, convocando os últimos 244 municípios no Acre, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. As prefeituras e emissoras têm prazo até a próxima sexta (25/2) para manifestar interesse em aderir à iniciativa. Até o momento, 94% das cidades elegíveis (230) já indicaram o interesse pela adesão.
"Nas cidades brasileiras onde as pessoas contam apenas com o sinal analógico é impossível usufruir das novidades que a TV digital traz", argumenta o secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão. Junto com a convocação feita às prefeituras municipais, a Pasta abriu um chamado às emissoras de televisão para a consignação de 4.006 canais – 90% deles contam com entidades interessadas e em processo de qualificação.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Foto: Gustavo Torquato/MCom