Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Computadores para Inclusão é destaque no programa A Voz do Brasil
Foto: Aurélio Pereira/MCom
O diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura (Depin) do Ministério das Comunicações (MCom), Marcus Vinicius Galletti, participou nessa terça-feira (27) do programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Durante a entrevista, apresentou o programa Computadores para Inclusão e destacou os avanços que serão proporcionados pela Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos, sancionada no último dia 22/12.
"Esse programa tem esse objetivo de doar os equipamentos recondicionados para escolas públicas, pontos de inclusão digital, capacitar jovens e tratar adequadamente o resíduo eletrônico", frisou Galletti. O diretor complementou que a sanção da lei que criou a Política Nacional de Desfazimento e Recondicionamento de Equipamentos Eletroeletrônicos "vai dar um impacto positivo na execução da política pública".
Ao longo da participação, o diretor explicou que bens e equipamentos de informática obsoletos ou em desuso pela administração pública direta e indireta são destinadas a Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs). Nesses espaços, as máquinas e peças em bom estado são reaproveitadas para a montagem de um novo computador. As outras são destinadas para a reciclagem. "A preocupação é tanto com retornar esse equipamento eletrônico para uso, quando for possível, e destinar o resíduo quando não pode ser utilizado", detalhou.
Atualmente, existem 18 CRCs em 14 unidades da federação. Já foram doados mais de 28 mil equipamentos a escolas públicas, bibliotecas, telecentros e pontos de inclusão digital, beneficiando diretamente a população. Galletti enfatizou, ainda, que nos Centros de Recondicionamento são oferecidos cursos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. "Quando a gente trata de inclusão digital, tem que ter o acesso à conectividade, tem que ter equipamentos (que permitam ter acesso) e a gente tem que ter conhecimento. Então o programa ajuda em todas essas áreas”, ressaltou.
Os órgãos da administração pública direta, autarquias e fundações — das esferas federal, estadual e municipal — que queiram fazer o desfazimento de bens de informática devem enviar e-mail ou ofício ao Ministério das Comunicações. Mais informações estão disponíveis na página do programa Computadores para Inclusão.