Notícias
CORREIOS
Exposição traz selos que recordam 200 anos da Independência do Brasil
Exposição está disponível para visitação até 15 de novembro (Foto: Filatelia dos Correios)
Está aberta a exposição Bicentenário da Independência em Selos, promovida pelo Palácio do Planalto e pelos Correios. A ação alusiva aos 200 anos do Brasil estará disponível para visitação até 15 de novembro. Entre os itens expostos na sede do Poder Executivo Federal, em Brasília (DF), estão seis painéis que retratam o marco histórico nacional ao longo deste período. As visitas devem ser agendadas com a Coordenação de Relações Públicas (Corep), por meio do do e-mail: corep@planalto.gov.br.
Entre as peças do acervo, destaca-se o 1º selo comemorativo do país, lançado em 1900, durante as comemorações do 4º Centenário do
Descobrimento do Brasil. Há também a pintura “Independência ou Morte”, do artista brasileiro Pedro Américo, que foi reproduzida em um selo em 1972. Outras séries filatélicas também podem ser conferidas na exposição, como as emissões “Brasil, 200 anos de Independência”, realizada em parceria com a Câmara dos Deputados e que desde 2017 faz o resgate dos acontecimentos que marcaram essa passagem da história brasileira.
Nos painéis da exposição, é possível reconhecer nos selos emitidos, fatos, personalidades e eventos que contam o legado da Independência. As peças especiais estampam diferentes manifestações artísticas que mostram um olhar plural ao significado da data nacional.
SAIBA MAIS - Os serviços postais brasileiros tiveram um papel fundamental para o desfecho que culminou na independência do país. Foi pelas mãos do mensageiro Paulo Bregaro - considerado o primeiro carteiro do Brasil -, que em 7 de setembro de 1822, D. Pedro I recebeu a correspondência redigida pela Imperatriz Leopoldina, que resultou na declaração do Independência. Desde então, os Correios registram, por meio da filatelia, esse capítulo célebre da história.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530