Notícias
EDUCAÇÃO
Alfabetização digital e pensamento crítico precisam estar no currículo, diz pai da internet
Vint Cerf, conhecido como o “pai” da internet e cocriador do protocolo TCP/IP, participou do Seminário Internacional 5G.BR (Foto: Antônio Carlos Franzin/MCom)
O matemático norte-americano Vinton Cerf, conhecido como o “pai” da internet e cocriador do protocolo TCP/IP defendeu que a alfabetização digital faça parte do currículo escolar desde o jardim de infância. Vint, como costuma ser chamado, participou, nesta quinta-feira (11), de uma conversa com o engenheiro brasileiro Demi Getschko, um dos pioneiros da internet no Brasil, durante o seminário 5G.BR, em São Paulo, promovido pelo Ministério das Comunicações (MCom).
Getschko abriu o debate apresentando Vint como um colaborador de muitas décadas, com quem divide batalhas comuns. "Nossa grande batalha é manter a internet unida e única, em uma estrutura capaz de comportar todas as pessoas", disse.
“A razão pela qual a internet é importante é que ela conseguiu demonstrar a capacidade de criar um valor econômico muito grande, demonstrou capacidade de ajudar as pessoas a aprender novas habilidades e abriu oportunidades para atividades colaborativas em escala global. É realmente necessário aproveitarmos aquilo que aprendemos, saber do que a internet é capaz e articular um esforço para que ela seja um ambiente muito mais seguro e produtivo”, destacou Vint Cerf.
O especialista norte-americano reforçou sobre a importância do tema da segurança e sugeriu que exista maior cooperação internacional entre os governos para que seja possível manter um ambiente digital seguro para todos. “A internet, como plataforma, não tem responsabilidade sobre o que é publicado. Foi desenhada para ser dessa forma”, explicou Vint Cerf.
CONEXÃO – o matemático demonstrou, ainda, sua preocupação com a falta de acesso à internet por grande parte da população mundial. Hoje, estima-se que cerca de 40% da população não tenha acesso direto à internet. Segundo Cerf, a solução são os cabos submarinos e os satélites de baixa órbita como Starlink e Kuiper. Vint também falou sobre internet interplanetária, projeto em que está envolvido nas últimas décadas.
SEMINÁRIOS 5G.BR – As capitais Porto Alegre, Natal, Manaus e Brasília receberão as próximas edições do Seminário. Para mais informações sobre a atividade, as programações, dados sobre os debatedores, banco de imagens e próximas agendas, acesse a página especial sobre o evento.
Leia também: 5G pode ser o catalisador de uma quarta revolução industrial
Empresas de telefonia dizem que 5G vai ampliar oferta de serviços e cobertura
Em Seminário Internacional, MCom debate o impacto da chegada do 5G ao Brasil
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.5530