Notícias
INCLUSÃO DIGITAL
Espírito Santo dobra o número de pontos do Wi-Fi Brasil em 67 cidades
O Espírito Santo praticamente duplicou o número de pontos do Wi-Fi Brasil no estado, em um esforço concentrado e conjunto nos últimos meses de 2021. Agora são 478 antenas ativas, responsáveis por levar internet banda larga para localidades com pouca ou nenhuma opção de conectividade. O programa federal, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações (MCom), em parceria da Telebras, já cobre 86% dos municípios capixabas.
No último trimestre foram 222 novas antenas instaladas no estado. Apenas nos últimos 30 dias, 27 pontos do Wi-Fi Brasil foram colocados nas cidades de Baixo Guandu; Boa Esperança; Brejetuba; Conceição do Castelo; Domingos Martins; Ibitirama; Marilândia; Mimoso do Sul; Muqui; Presidente Kennedy; Santa Maria de Jetibá; e São Gabriel da Palha. A maior parte (14) foram ativadas em unidades escolares da rede pública, mas o programa também alcançou Unidades de Saúde Básica (9) e associações comunitárias (4). Para tanto, colaboraram de maneira fundamental as emendas parlamentares.
Nosso objetivo é democratizar o acesso à internet em todo o país, garantindo o direito à informação e aos serviços públicos essenciais
— ministro Fábio Faria
No estado as escolas são as principais beneficiadas: 72% dos pontos de inclusão estão levando conexão para a comunidade escolar, sendo que 307 unidades favorecidas estão em áreas rurais e apenas 37 são urbanas. “A partir do momento em que o MCom coloca o Wi-Fi Brasil em uma nova comunidade, as pessoas passam a contar com acesso à internet gratuito e ilimitado”, lembrou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à internet em todo o país, garantindo o direito à informação e aos serviços públicos essenciais”, acrescentou.
INTERNET BANDA LARGA — O Wi-Fi Brasil tem duas modalidades. Uma delas instala antenas e roteadores em locais específicos, como escolas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades indígenas ou quilombolas e telecentros comunitários. Cada região, por conta de suas características específicas, pode ter mais ou menos pontos de inclusão em locais diferenciados, como postos de fronteiras ou centros de Referência da Assistência Social (CRAS).
A outra modalidade do Wi-Fi Brasil disponibiliza uma antena em praça pública, com acesso livre e gratuito ao público em geral. São todos pontos de acesso à internet que geram velocidades de conexão que variam entre 10 e 20 megabites por segundo. No Espírito Santo, 38,5% dos pontos contam com internet com 20 Mbps de velocidade.
As antenas recebem o sinal enviado pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), um equipamento brasileiro que fica na órbita da Terra a 36 mil quilômetros de distância. O SGDC foi posto em órbita há quatro anos, sendo o único satélite brasileiro com capacidade de fornecer conexão de internet banda larga de alta velocidade em qualquer parte do território nacional.
Em toda a região Sudeste são, atualmente, 1.469 pontos de internet instalados, em 562 cidades. Em 2021, o Wi-Fi Brasil atingiu a marca de 14,2 mil pontos ativos em 3 mil municípios brasileiros. Há ainda pontos instalados em fase de aceitação e outros em processo de instalação que, somados aos ativos, chegam a 15 mil. Mais de 9 milhões de brasileiros são beneficiados com as entregas.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Foto: Isac Nóbrega/PR