Notícias
RADIODIFUSÃO
Rádios comunitárias de quatro estados obtêm renovação de outorgas
Atento ao compromisso de promover o acesso à informação com qualidade, o Ministério das Comunicações (MCom) segue definindo medidas para o fortalecimento do setor de radiodifusão. Nesta quinta (2/9), a pasta publicou portarias no Diário Oficial da União que renovam as autorizações outorgadas a rádios comunitárias de quatro estados.
São beneficiadas as emissoras das cidades de Juruena (MT), Ouro Fino (MG), Itapetinga (BA) e Serranópolis do Iguaçu (PR). Conforme as portarias, a renovação da autorização é válida por dez anos. Os documentos são assinados pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Com isso, as associações comunitárias podem continuar a exercer o serviço de radiodifusão nos municípios. No entendimento do secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão, essas emissoras exercem um papel importante para democratizar o acesso à informação no país.
"O Brasil tem mais de 5,5 mil municípios, com diversidade no tamanho dessas populações e características dessas cidades. Então, as rádios comunitárias preenchem uma lacuna que as comerciais e educativas não conseguem preencher", ressalta o secretário. Entre as cidades beneficiadas, Serranópolis do Iguaçu (PR) conta com menos de cinco mil habitantes. Já Itapetinga (BA) possui pouco mais de 76 mil pessoas.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações
[+] saiba mais
- MCom libera autorizações para estações de rádio educativas e comunitárias em quatro estados
- MCom concede autorização para rádios comunitárias em cinco estados
- Como fazer: obter autorização para exercer serviço de Radiodifusão Comunitária (RADCOM)