Notícias
DIGITALIZA BRASIL
Programação das TVs Brasil e Câmara chegará a 160 cidades do MA e PB
Novos canais chegarão a 67 cidades do Maranhão e 93 da Paraíba, convocadas na fase 1.2 do Digitaliza Brasil
Os moradores de 160 cidades no Maranhão e na Paraíba poderão contar em breve com a programação da TV Brasil (da Empresa Brasil de Comunicações) e da TV Câmara (da Câmara dos Deputados). Nesta quinta-feira (16/9), o Ministério das Comunicações (MCom) autorizou que a transmissão das emissoras seja feita nos municípios com a tecnologia digital. A lista completa das cidades consta nas portarias publicadas no Diário Oficial da União.
Quem não tem internet - e não tem TV digital - está distante da sociedade e das inovações tecnológicas
- Ministro das Comunicações, Fábio Faria
A programação digital chegará para 67 cidades do Maranhão e 93 da Paraíba, convocadas na fase 1.2 do Digitaliza Brasil. Criado pelo MCom, o programa é voltado à promoção da digitalização da TV em 1.638 municípios onde hoje só têm sinal analógico. Nas localidades, a transmissão ainda é feita nesse padrão, porém todas já estão habilitadas para receber o sinal digital.
Até o fim do ano, transmissores para conversão do sinal analógico para o digital serão instalados nas cidades maranhenses e paraibanas que aderirem ao programa. Após esse procedimento, a população já terá acesso aos canais da TV Brasil e da TV Câmara.
Na avaliação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, a digitalização do sinal de TV é fundamental para promover a inclusão digital e social. "Quem não tem internet - e não tem TV digital - está distante da sociedade e das inovações tecnológicas", reforça. A meta, de acordo com o ministro, é levar o sinal digital aos municípios até o final de 2022, beneficiando mais de 23 milhões brasileiros.
Novos canais — A portaria que criou o Digitaliza Brasil determina que o processo de consignação e autorização de canais digitais deve ser simplificado. Nessa linha, a intenção é garantir continuidade na retransmissão de TV imediatamente após a tecnologia digital chegar às cidades. Já foram consignados aproximadamente 600 canais, que atendem a mais de 400 municípios contemplados nas quatro primeiras etapas da Fase 1 do programa.
Com o sinal digital, a população terá mais qualidade de som e de imagem na telinha. Além disso, a programação de TV ganha mais diversidade, levando em conta que alguns canais já fazem a multiprogramação (que permite uma emissora transmitir, de forma simultânea, até quatro atrações diferentes, incluindo conteúdos educativos).
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações