Notícias
TV DIGITAL
Digitaliza Brasil abre edital para 470 cidades de Minas Gerais
Prefeituras que solicitarem adesão poderão receber, quando qualificadas, os equipamentos e a instalação da infraestrutura para o sinal digital de TV
Para concluir a digitalização do sinal de TV em todo o país, o Ministério das Comunicações (MCom) avança em mais uma etapa do programa Digitaliza Brasil, chegando agora à região Sudeste. Nesta quarta-feira (22/9), a Pasta abriu edital para 470 cidades de Minas Gerais que até hoje contam apenas com a transmissão analógica do sinal de televisão.
Existem ainda muitas cidades no Brasil que só têm sinal analógico e as pessoas não podem usufruir das novidades que a TV digital traz. Então, estamos avançando com o Digitaliza Brasil para mudar essa realidade
- Secretário de Radiodifusão do MCom, Maximiliano Martinhão
Os municípios da fase 1.4 poderão solicitar adesão ao programa federal entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro. O formulário é simplificado e está disponível no endereço: gov.br/mcom/digitalizabrasil . "Existem ainda muitas cidades no Brasil que só têm sinal analógico e as pessoas não podem usufruir das novidades que a TV digital traz. Então, estamos avançando com o Digitaliza Brasil para mudar essa realidade", explica o ministro das Comunicações, Fábio Faria.
Por meio do programa, o MCom irá levar sinal digital de televisão a 1.638 municípios que só transmitem em sinal analógico. O processo de digitalização nessas localidades será concluído até 2022 e irá beneficiar mais de 23 milhões de brasileiros.
As prefeituras que solicitarem adesão poderão receber, quando qualificadas, os equipamentos e a instalação da infraestrutura para transição do analógico para o digital. Nas cidades listadas, as famílias com baixa renda que atendam aos requisitos definidos pelo grupo gestor da digitalização (GIRED) também vão receber kits conversores, para sintonizar a TV digital mesmo sem precisar trocar seus aparelhos de televisão.
De acordo com Maximiliano Martinhão, secretário de Radiodifusão do MCom, a televisão digital representa um salto de qualidade na experiência do usuário. "As prefeituras estarão levando à população mais qualidade de som e imagem, maior diversidade de programação, além da possibilidade de interatividade. É um marco importante para os municípios", reforça.
Sinal digital no Nordeste – As primeiras cidades convocadas para aderir ao Digitaliza Brasil são da região Nordeste. O MCom já lançou quatro editais que contemplam 580 cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A previsão é que a infraestrutura para digitalização do sinal de TV seja instalada até fevereiro de 2022 nos municípios da região nordeste que forem qualificados para o programa.
O edital da fase 1.3, direcionado para 322 municípios de AL, BA, SE e PE, ainda está aberto. O prazo para aderir encerra em 8 de outubro.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações