Notícias
TV DIGITAL
TV digital entra em nova fase de expansão em MG com Digitaliza Brasil
Mais de 4,7 milhões de brasileiros que vivem em Minas Gerais serão beneficiados com a chegada do sinal digital
Minas Gerais inicia nova fase de expansão do sinal digital de TV. Nesta terça (19/10), os mineiros celebraram a marca de 450 municípios interessados em aderir ao programa Digitaliza Brasil, número que já representa 96% das cidades convocadas, com apenas nove dias da abertura do edital. O prazo para manifestar interesse encerra no dia 11 de novembro.
A digitalização é fantástica porque permite, além da qualidade e do som melhor, permite parcerias como essa e o aumento gigantesco na quantidade de canais que estão sendo veiculados
- Secretário de Radiodifusão substituto, Otávio Caixeta
Para destacar a relevância da ação, a empresas Brasil de Comunicação (EBC) e Mineira de Comunicação (EMC/Rede Minas) firmaram protocolo de intenções que impulsionará a chegada da programação digital às cidades contempladas. "Esse acordo entre a Rede Minas e a TV Brasil coroa, realmente, a entrada de Minas Gerais no Digitaliza Brasil”, enfatizou o secretário de Radiodifusão substituto do Ministério das Comunicações (MCom), Otávio Caixeta.
Durante a solenidade, Caixeta reforçou a dimensão do programa, orientado ao objetivo de garantir acesso à TV digital, um serviço aberto e gratuito, para todas as famílias. "A digitalização é fantástica porque permite, além da qualidade e do som melhor, permite parcerias como essa e o aumento gigantesco na quantidade de canais que estão sendo veiculados".
Com o Digitaliza Brasil, o MCom leva estações para transmissão do sinal digital a 1.638 municípios brasileiros, sendo 27% deles mineiros. Além dos equipamentos e infraestrutura, as cidades também ganham a capacidade para receber mais canais. "Hoje esses municípios (de Minas) têm mil canais, imediatamente vão passar para 2 mil, sendo que alguns vão ter multiprogramação”, explicou Caixeta.
Mais de 4,7 milhões de brasileiros que vivem em Minas Gerais serão beneficiados com a chegada do sinal digital em 470 municípios. A infraestrutura para transmissão no novo formato deve começar a ser instalada em janeiro de 2022 e ser entregue em abril do mesmo ano.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações