Notícias
SELO POSTAL
Selos especiais dos Correios homenageiam turismo brasileiro
A folha da Série América é composta por 12 selos que estarão à venda na loja virtual dos Correios e nas principais agências
As belezas naturais do Brasil serão agora eternizadas em selos postais. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), lançou a Emissão Especial Série América UPAEP – Turismo. Trata-se do 15ª selo de 2021, que homenageia pontos turístico brasileiros. As primeiras cidades a terem o selo comercializado foram Alter do Chão (PA), Pirenópolis (GO) e Campos do Jordão (SP). Ao todo, são 12 selos.
A emissão faz parte da Série América, idealizada pela União Postal das Américas, Espanha e Portugal (UPAEP), organização da qual o Brasil faz parte. Os temas são definidos pelo Grupo de Trabalho “Filatelia” da UPAEP e aprovados pelo Congresso da União, que reúne todos os países membros. O Brasil é representado pelo MCom. Para 2021, o tema escolhido foi "Turismo". A Coordenação de Serviços Postais, da Coordenação Geral de Entidades Vinculadas (CGVI) da Secretaria-Executiva da pasta é responsável por incluir esses temas aprovados no Programa de Selos Postais, regulamentado pelo Ministério.
Com o lançamento dos novos selos comemorativos pelos Correios, a intenção é prestigiar e homenagear o turismo brasileiro, responsável por movimentar diversos setores da economia, gerando emprego e renda. Muitas cidades, famílias e empresas sobrevivem desse ramo, que tem potencial ainda maior no Brasil, país com considerável número de atrativos naturais que encantam turistas de todo o mundo.
A folha da Série América é composta por 12 selos. O de Alter do Chão é uma fotografia da praia fluvial, coberta pelo Rio Tapajós. Já o de Pirenópolis destaca a famosa ponte sobre o Rio das Almas, que fica no centro da cidade. No selo de Campos do Jordão é possível ver os prédios de inconfundível arquitetura (estilo suíço) na Serra da Mantiqueira.
Os selos trazem o nome de cada localidade destacados na base e a marca da UPAEP. Ao todo, foram emitidos 108 mil exemplares com valor de R$ 5,20. Os produtos filatélicos estão disponíveis para venda na loja virtual e, em breve, nas principais agências dos Correios.
Alter do Chão – Localizado em Santarém (PA), Alter do Chão é também conhecido como o "Caribe Amazônico". A localidade ganhou fama mundial após ser eleita como um dos mais belos destinos de praias brasileiras, com cenários propícios para o ecoturismo, regados pelas águas doces dos rios Tapajós e Arapiuns.
Campos do Jordão - Com estimados 60 mil habitantes e localizada no interior de São Paulo, a cidade está rodeada por paisagens naturais. Campos do Jordão se encontra no maciço da Serra da Mantiqueira, uma das mais elevadas cadeias de montanhas do Brasil. A cidade é também um destino bastante procurado pelos amantes do frio, inclusive por ser o núcleo urbano mais alto do país, a 1.628 metros de altitude.
Pirenópolis – Uma das primeiras cidades de Goiás, foi fundada por um minerador português chamado Manoel Rodrigues Tomar. O município, importante centro urbano nos séculos 18 e 19, teve a mineração de ouro, comércio e agricultura como principais atividades da época. Hoje conta com um turismo forte e é um dos destinos brasileiros mais requisitados, pelas cachoeiras e arquitetura presente nas ruas históricas.
A UPAEP – A União Postal das Américas, Espanha e Portugal é um organismo intergovernamental, sediado no Uruguai. A instituição é voltada para assuntos postais e tem como objetivo promover a prestação do serviço postal universal. O Brasil é um dos membros e foi um dos fundadores das UPAEP.
Neste mês, será realizado o 24º Congresso da UPAEP, em Curaçao, para definição dos temas de 2022 a 2025. O MCom participará desta escolha, sendo representado pela Coordenação de Serviços Postais, da Coordenação Geral de Entidades Vinculadas (CGVI) da Secretaria-Executiva.
A emissão dos selos da Série América é item obrigatório no Programa de Selos Postais (PSP), regulamentado pela Portaria nº 2.014/2021, publicada em fevereiro deste ano.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações (Com informações dos Correios)