Notícias
INOVAÇÃO
MCom acompanha demonstrações de aplicações com 5G promovidas pela FAB
Em contagem regressiva para o leilão do 5G, a ser realizado no dia 4 de novembro, o Ministério das Comunicações (MCom) participou de demonstrações de usos da tecnologia com aplicações em projetos aeronáuticos, operação de robôs e abordagem de segurança e defesa. O evento, promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), vinculado à Força Aérea Brasileira, ocorreu na sede do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos/SP, nesta sexta (29/10).
Em uma das demonstrações, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) apresentou projeto de aviões em 3D com transmissão de dados e imagens de alta definição em tempo real. Em outra simulação, foi realizado um monitoramento inteligente de robôs assistidos por realidade estendida. Por fim, um caso de monitoramento móvel inteligente, no qual um dispositivo vestível proporciona visualização em 360° com altíssima definição. Todas as experiências contaram com tecnologia 5G Standalone, na frequência 3,5 GHz.
"Para nós é bastante significativo esse piloto, pois estamos a poucos dias do Leilão do 5G, a partir de quando poderemos aplicar essas experiências para transformar a realidade do país", ponderou o secretário de Telecomunicações, Artur Coimbra, que representou o ministro do MCom no evento, ao lado do diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e o reitor do ITA, professor Anderson Riberio Correia.
O secretário também destacou o modelo não arrecadatório do leilão, idealizado após observações de outros certames em diversas partes do mundo, onde as faixas foram vendidas para extrair o máximo valor – levando empresas a ficarem sem recursos para os investimentos necessários. "Aqui, optamos pela conversão de 80% do valor arrecadado em obrigações para cobrir com banda larga, por exemplo, os 48 mil km de rodovias federais", lembrou. Coimbra ponderou sobre a relevância do ITA, com quem o MCom possui agenda extensa, com "tratativas avançadas no Programa Estratégico do Sistema Espacial, que tem apoio do Fundo de Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações".
LEILÃO DO 5G — A expectativa é que o certame, promovido pelo MCom e realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), movimente R$ 169 bilhões em investimentos totais nos próximos 20 anos, sendo que a maior parte desse valor será destinada a investimentos e contrapartidas, como a expansão da infraestrutura de fibra óptica na região Amazônica, por meio de cabos subfluviais, atendendo 10 milhões de pessoas com banda larga de alta velocidade. Está prevista também a expansão da cobertura com sinal de internet para todas as rodovias federais e para mais de 9.600 localidades mapeadas pelo IBGE, como povoados, núcleos rurais e vilas, onde a internet móvel ainda não chegou.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Foto: Ascom/MCom