Notícias
CONECTIVIDADE
Anatel renova lista que orienta infraestrutura de fibra óptica em 2,5 mil localidades
Localidades de todos os estados e do Distrito Federal serão contempladas com implantação de redes para transporte de dados com alta capacidade
Nos próximos três anos, 2,5 mil localidades brasileiras receberão infraestrutura de backhaul — ou seja, redes de fibra óptica para transporte de dados com alta capacidade — no âmbito do Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado (PGMU V). A nova lista de territórios, a serem conectados até 2024, foi aprovada por unanimidade nesta quinta (30/9) pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), entidade vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom).
As concessionárias deverão construir aproximadamente 50 mil quilômetros de fibra óptica para conectar cerca de 2,5 mil municípios e localidades, que passarão a contar com redes de altíssima capacidade, capazes viabilizar conexões residenciais muito mais rápidas e a implantação de mais antenas 4G e 5G
- Conselheiro da Anatel, Emmanoel Campelo
O relator da matéria, o conselheiro Emmanoel Campelo, explicou que a listagem atualiza a relação de localidades proposta em abril deste ano. No novo documento, foram excluídas áreas que já contavam com a infraestrutura de banda larga fixa, mantendo apenas aquelas que carecem de implantação de backhaul.
"As concessionárias deverão construir aproximadamente 50 mil quilômetros de fibra óptica para conectar cerca de 2,5 mil municípios e localidades, que passarão a contar com redes de altíssima capacidade, capazes viabilizar conexões residenciais muito mais rápidas e a implantação de mais antenas 4G e 5G", ressaltou o conselheiro relator. Localidades de todos os estados e do Distrito Federal serão contempladas. Clique aqui para ver a listagem.
Prazos — Decreto presidencial publicado na última quarta (29) atualizou o cronograma de metas para a implantação da infraestrutura de fibra óptica. Conforme definido, as concessionárias têm até 31 de dezembro de 2022 para instalar a infraestrutura de backhaul em, no mínimo, 25% das localidades indicadas; até o final de 2023 para atender, no mínimo, 45% das áreas; e até dezembro de 2024 para cobertura total.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações (Com informações da Anatel)